O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cobertura aos brasileiros em todo o território nacional. Sua existência é extremamente importante, porque abrange serviços que toda população faz uso em diferentes momentos do dia a dia, independentemente de classe social, etnia ou nacionalidade. 

Esse sistema é regido pela Lei 8080, que trata das “condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”. Apenas com um documento de identificação já é possível usufruir dos serviços oferecidos por esse sistema.

Como começa o atendimento

A porta de entrada SUS são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mais conhecidas como “postinhos”, onde o paciente faz o primeiro contato com o sistema e pode ser direcionado para os demais serviços, como hospitais e atendimentos especializados. Aqui também estão inseridos os módulos do Programa Médico de Família. Além dessas unidades, o usuário do SUS também pode utilizar a atenção de urgência e emergência como porta de entrada, como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Vale lembrar que cada pessoa tem uma UBS específica de atendimento, correspondente ao endereço da sua residência. Para saber qual é o seu posto de saúde de referência, basta ir à unidade mais próxima de você e buscar a informação.

Quando devo procurar uma UPA?

Somente em casos de urgência e emergência. Além disso, é a opção de assistência de saúde nos feriados e finais de semana quando a UBS está fechada. Há também a situação em que o usuário pode ser encaminhado da UBS para a UPA, dependendo da gravidade ou da necessidade de um pronto atendimento ou qualquer situação de emergência. A UPA conta com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização e uma "sala de emergência" para estabilizar os pacientes mais graves e possibilitar a remoção para um hospital.

Qual é o papel dos hospitais na rede do SUS?

É oferecer ao usuário do SUS atendimento de saúde especializado de média e alta complexidade, como cirurgias eletivas (realizada em uma data adequada de acordo com a saúde do paciente), tratamentos clínicos com especialistas. Para chegar ao hospital, geralmente o usuário é encaminhado depois de ser atendido por uma UBS ou UPA, dependendo de cada caso. Tudo isso acontece devido ao processo de troca de informações entre as redes de atenção à saúde no SUS.

Cartão do SUS

Existem formas para deixar seu histórico de saúde mais completo e facilitar o acesso ao atendimento. Uma dessas medidas é o Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão SUS. Esse cartão possui a identificação do usuário e facilita o registro, o que possibilita a criação de um histórico do paciente.

Fazer o cartão SUS é muito simples. Basta ir à unidade de atendimento da sua região e solicitá-lo. Será feito seu cadastro e você poderá retirá-lo assim que estiver pronto.

Você sabe quais são os serviços do SUS?

- Promoção à saúde e tratamento

O sistema de saúde brasileiro tem como base a Atenção Primária à Saúde (APS). É o primeiro eixo de atendimento à população, tanto a nível individual como comunitário. 

A APS tem como princípio a promoção da saúde por meio da prevenção e do tratamento de agravos, o diagnóstico, a reabilitação do paciente e a promoção da saúde integral do indivíduo. 

No SUS, o atendimento ao paciente é multiprofissional, ou seja, o cuidado pode ser fornecido por diferentes profissionais da área da saúde, como médicos generalistas ou especialistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e dentistas.

- Vigilância em Saúde

A Vigilância em Saúde é um processo contínuo de coleta de dados e regulação de determinantes de saúde. Esse serviço inclui vários parâmetros que estão inseridos em nosso cotidiano, como a vigilância em saúde ambiental, saúde do trabalhador, epidemiológica e das vulnerabilidades da população.

Um outro serviço muito comum no dia a dia é a vigilância sanitária, que é responsável, por exemplo, por manter as boas condições de estabelecimentos públicos, como restaurantes e lanchonetes.

Assim, é possível perceber que toda a população faz uso dos serviços do SUS, mesmo quem possui planos de saúde ou procura atendimento na rede particular.

- Transplante de órgãos

A doação de órgãos é um serviço exclusivamente mediado pelo SUS, e o processo de transplante também é feito em, em sua maioria, por esse sistema. Assim, na necessidade de receber um órgão por doação, somente o sistema público pode intermediar o processo.

- Vacinação

O SUS oferece campanhas de vacinação e uma das mais conhecidas é a da poliomielite, que tem como garoto-propaganda o Zé Gotinha. Essas campanhas são extremamente importantes, porque podem erradicar ou controlar diversas doenças. 

- Outros serviços 

Existem diversos outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, como a distribuição de medicamentos, tanto nas UBSs quanto em farmácias populares. Atendimentos especializados e emergenciais, controle de zoonoses, práticas integrativas, promoção e prevenção em saúde, coleta de sangue, atendimento a pessoas em situação de cárcere, controle epidemiológico e outras várias.

Apesar de muitas pessoas criticarem esse sistema de saúde pelo fato de existirem alguns impasses, ele é essencial para a maioria da população e supre diversos setores nos quais o atendimento privado não oferece assistência.

O SUS não é um problema sem solução. É uma solução com problemas. 

Por isso, defenda e apoie esse sistema de saúde tão essencial para a população brasileira.

Consultoria: Sabrina Costa, coordenadora técnica de Enfermagem da FeSaúde