A   Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), desenvolveu um projeto de extensão com o objetivo de capacitar profissionais para cuidados odontológicos. O projeto, chamado FOCUS (Formação para o cuidado em Saúde Bucal na Atenção Básica), está em andamento desde 2022.

Coordenado pelos professores do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Elisete Casotti e Luiz Carlos Hubner, o projeto conta com a participação da coordenadora de Saúde Bucal, Ingrid Maia, e da Assessora da gerência de Ensino e Produção do Conhecimento, Alexandra Gomes. Ele oferece cursos regulares de formação para as equipes de saúde bucal que trabalham na Estratégia Saúde da Família, dentro do Programa Médico de Família (PMF), incluindo dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal.

Na nova edição do curso, realizada no primeiro semestre de 2023, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram convidados a contribuir com o desenvolvimento do tema “Projeto Terapêutico Singular”. Essa iniciativa tem como objetivo promover a aproximação das equipes e ampliar a abordagem interprofissional na discussão de casos complexos.

A professora Elisete explica que o projeto é marcado pelo encontro e integração das instituições, assim como pelo planejamento e execução de uma iniciativa que busca melhorar aspectos de uma realidade que afeta a todos.

“A colaboração de toda a equipe coordenadora na pesquisa e seleção de conteúdos, materiais e estratégias para o curso, bem como no acompanhamento do processo, traz benefícios para ambas as instituições envolvidas e reflete no cuidado oferecido à população de Niterói”, explica a acadêmica.

Anelise Vasconcelos de Moraes, Sanitarista do NASF Badu, destaca a importância da participação dos profissionais do NASF na formação.

“O NASF desempenha um papel relevante no apoio às Equipes de Saúde da Família (ESF) e à Saúde Bucal, pois atuam com a perspectiva de promover um cuidado de saúde compartilhado, seja para um indivíduo, uma família ou um território. A promoção da educação continuada das ESF, como o Projeto FOCUS, é essencial para sensibilizar e capacitar os profissionais, a fim de construir um cuidado compartilhado junto com a equipe do NASF”, ressalta a profissional.

O sanitarista Gerson da Silva também ressalta a importância da capacitação desses profissionais.

“Incluir os profissionais de apoio, como os do NASF, nesses espaços é fundamental para a integração multiprofissional. Com o apoio oferecido, é possível desenvolver novos modelos de cuidado, compartilhando conhecimentos e responsabilidades, ampliando o escopo de atuação da atenção básica e promovendo o trabalho em equipe”, pontua.

O curso tem carga horária de 40 horas e aborda dois temas neste módulo: a discussão de casos utilizando ferramentas de apoio ao trabalho das Equipes de Saúde Bucal (como diagnóstico de necessidades, familiograma e projeto terapêutico singular) e abordagens para dor crônica e dor orofacial, incluindo o diagnóstico diferencial dessas dores e recursos para seu manejo, como práticas complementares, por exemplo, auriculopuntura.