A Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) lançou o "FeSaúde Inspira", uma iniciativa que valoriza e reconhece os profissionais de saúde. Luana Fernandes, especializada em tratamento de feridas, é a protagonista da primeira edição, evidenciando seus êxitos no Sistema Único de Saúde (SUS) de Niterói. A profissional é integrante da equipe do MMF do Sapê.

"FeSaúde Inspira" visa realçar as trajetórias notáveis de profissionais na rede de saúde de Niterói, além de fomentar a conscientização sobre boas práticas.

Para Luana, o tratamento de feridas é desafiador devido à variedade de casos. Ela destaca não só a necessidade de cuidar da lesão, mas também de compreender os efeitos humanos e sociais nas vidas dos pacientes.

"Muitos se isolam por vergonha ou odor da ferida. Nossa responsabilidade transcende o tratamento físico, inclui suporte emocional e reintegração social", destaca.

Ela também comenta sobre a relevância da Atenção Primária à Saúde (APS) na educação e prevenção de feridas, como cuidados com os pés de diabéticos para prevenir futuras complicações.

"Luana é exemplar em seu trabalho, sendo capaz de curar feridas persistentes. Profissionais como ela são essenciais na formação de equipes capacitadas", diz Brena Tostes, gerente da APS.

Tostes também salienta o impacto da aquisição de bons insumos e do fluxo de acompanhamento no tratamento de feridas. Luana destaca casos emblemáticos, como a recuperação de um paciente com uma lesão de 10 anos e outro que usou uma Bota de Unna - um curativo compressivo feito de algodão - para tratar uma úlcera venosa.

"O equilíbrio entre conhecimento e tecnologia potencializa nossos resultados", frisa Luana.

Os esforços de profissionais como Luana fortalecem a qualidade e equidade nos atendimentos, impactando positivamente os usuários do SUS em Niterói.

“Espero que a FeSaúde persista no aprimoramento dos serviços, transformando vidas através do nosso trabalho”, conclui Luana.

A FeSaúde celebra o compromisso de Luana e espera que sua história motive outros profissionais a buscar excelência na saúde da população de Niterói.