Os profissionais que atuam nas Equipes de Saúde Bucal do Programa Médico de Família (PMF) participaram de um ciclo de capacitação no último mês. A iniciativa é uma parceria da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) com o Instituto de Saúde Coletiva e Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

“Nos encontros de formação de preceptores, os docentes da UFF e os gestores da FeSaúde identificaram demandas de formação e logo foi proposto um curso envolvendo todas as equipes de saúde bucal do PMF”, enfatiza Aline Bressan, gerente de ensino e produção do conhecimento da FeSaúde. 

A qualificação ocorre através do projeto Focus - Formação para o Cuidado em Saúde Bucal no município de Niterói, projeto de extensão com o objetivo de fortalecer as redes de Atenção Primária de Saúde (APS), particularmente aquelas que recebem estudantes de odontologia nos estágios supervisionados. 

Nessa etapa, participaram 26 dentistas, 5 técnicos de saúde bucal (TSB) e 21 auxiliares de saúde bucal (ASB) inseridos nas equipes do PMF, divididos em duas turmas, com encontros quinzenais. Os temas dessa última formação foram identificados em reflexões prévias e giraram em torno de modelos de atenção à saúde, território, acesso e trabalho em equipe.