Os profissionais que atuam nas Equipes de Saúde Bucal do Programa Médico de Família (PMF) participaram de um ciclo de capacitação no último mês. A iniciativa é uma parceria da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) com o Instituto de Saúde Coletiva e Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

“Nos encontros de formação de preceptores, os docentes da UFF e os gestores da FeSaúde identificaram demandas de formação e logo foi proposto um curso envolvendo todas as equipes de saúde bucal do PMF”, enfatiza Aline Bressan, gerente de ensino e produção do conhecimento da FeSaúde. 

A qualificação ocorre através do projeto Focus - Formação para o Cuidado em Saúde Bucal no município de Niterói, projeto de extensão com o objetivo de fortalecer as redes de Atenção Primária de Saúde (APS), particularmente aquelas que recebem estudantes de odontologia nos estágios supervisionados. 

Nessa etapa, participaram 26 dentistas, 5 técnicos de saúde bucal (TSB) e 21 auxiliares de saúde bucal (ASB) inseridos nas equipes do PMF, divididos em duas turmas, com encontros quinzenais. Os temas dessa última formação foram identificados em reflexões prévias e giraram em torno de modelos de atenção à saúde, território, acesso e trabalho em equipe.

 “O Focus é desenvolvido a partir do cotidiano da assistência e se constitui em um espaço de trocas de experiências e boas práticas na produção do cuidado na rede SUS. A parceria com a FeSaúde começou com a formação de uma primeira turma de equipes preceptoras e seguiu com uma capacitação para todos os profissionais de saúde bucal”, explica a professora Elisete Casotti, coordenadora do projeto. 

“É necessário garantir espaços de educação permanente, que possam proporcionar reflexão sobre os processos de trabalho e a construção de estratégias interprofissionais de cuidado para atender às reais demandas da população”, observa Ana Paula Gregório, coordenadora de Ensino e Produção do Conhecimento da Atenção Primária na FeSaúde. 

Ingrid Maia, responsável-técnica dentista da FeSaúde, observa a importância da implementação de projetos integrados em parceria com instituições públicas de ensino, como a UFF. 

“Este curso foi pensado como um espaço que possibilitasse a troca de experiências entre os profissionais das Equipes de Saúde Bucal, com o objetivo de oferecer serviços cada vez mais qualificados para a população de Niterói”. 

“O reflexo dessa qualificação vai desde atendimentos mais resolutivos até a elaboração de estratégias e ações em saúde, tanto na unidade quanto nos territórios. Profissionais mais capacitados e a participação ativa da população contribuem para a instauração do Programa Médico de Família de excelência”, pontua Débora Teixeira, cirurgiã dentista da Equipe de Saúde Bucal do PMF Matapaca. 

Maria de Fátima, Dentista do PMF Vila Ipiranga, compartilha como tem sido atuar na Atenção Primária à Saúde (APS) neste cenário. Segundo ela, trabalhar na APS possibilita ajudar pessoas, principalmente no que se refere ao diagnóstico precoce de doenças. “Estou muito feliz na minha profissão atual e agradeço por ter tido a oportunidade de participar do curso oferecido pela FeSaúde, pois contribuiu muito para o meu aprendizado”, afirma. 

Sandra Alves, ASB do PMF Ilha da Conceição, também avaliou os impactos da capacitação em sua rotina. “Foi muito importante a inclusão das ASB’s e Técnicas de Saúde Bucal (TSB) nesta qualificação. Isso permitiu que, junto com os dentistas, pudéssemos alinhar nossas visões para oferecer o melhor atendimento à população”.