Neste 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, uma data importante para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a boca e os dentes. A FeSaúde, fundação responsável pela gestão do Programa Médico de Família de Niterói, tem se destacado pela implementação de ações eficazes para promover a saúde bucal da população local.

Com o objetivo de incentivar a prevenção e o cuidado com a saúde bucal, a FeSaúde desenvolveu um programa completo, que inclui orientação educacional sobre higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e distribuição de escovas dentais para a população atendida pelo programa.

De acordo com a Coordenadora Odontóloga da FeSaúde, Ingrid Maia, a prevenção é a chave para uma boa saúde bucal.



"Muitas pessoas ainda subestimam a importância dos cuidados com a boca e os dentes, mas a verdade é que a saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde geral do corpo. Por isso, é fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a importância da prevenção e da manutenção da saúde geral", afirma Ingrid.





Ainda segundo Ingrid, a educação e o conhecimento sobre as formas possíveis de cuidado são fundamentais para promover a saúde da população:

“Acreditamos que o autocuidado é a chave para saúde, e ele é desenvolvido por meio da educação e conhecimento das formas possíveis de cuidado. A FeSaúde investe em ações de promoção e prevenção da saúde, bem como distribuição de kits de higiene contendo escova, fio e creme dental”.

A FeSaúde reforça a importância de cuidar da saúde bucal e ressalta que pequenos hábitos diários podem fazer toda a diferença. Algumas dicas importantes são: escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir, utilizar fio dental diariamente, evitar alimentos açucarados e ácidos em excesso, além de realizar atendimento regular com um profissional de saúde  bucal para avaliação e cuidado preventivo.