O Janeiro Branco é dedicado ao fortalecimento da consciência social sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental. Existem diversos movimentos e instituições que se unem durante este mês para promover a campanha.

A Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) atua nesse contexto a partir da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que conta com os Centros de Atenção Psicossocial, o Centro de Convivência e Cultura de Niterói e os Serviços de Residência Terapêutica, responsáveis pelo cuidado da população que apresenta algum tipo sofrimento psíquico.

As ações realizadas nessas unidades envolvem um trabalho conjunto para melhor atender a população, como evidencia Kesia Souza, coordenadora regional do CAPS:

“Os serviços atuam de forma articulada, promovendo reabilitação psicossocial a partir da interlocução de cuidado em saúde, cultura e arte, fomentando o cuidado em parceria com outros atores territoriais, sendo serviços de saúde ou demais parceiros formais e informais (educação, justiça, assistência social, redes comunitárias, entre outras)”.

A FeSaúde busca ampliar as ações do cuidado para com a saúde mental não apenas no Janeiro Branco, visando um atendimento que garanta a compreensão biopsicossocial de cada indivíduo.

“Além deste cuidado especializado, é fundamental destacar que a atenção territorial é o que promove o cuidado em liberdade, e para que isso ocorra, contamos com os parceiros de rede, os Módulos Médico de Família, a partir dos processos de matriciamento, seja promovido pelo NASF ou pelos CAPS. Esses são espaços de grande importância para toda a rede, e tem intuito de promover discussões e construção coletiva da atenção à saúde, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Niterói um cuidado articulado e dentro das necessidades gerais que cada um apresenta”, observa Kesia.

O acesso também é importante parte do processo de garantia da Atenção à Saúde Mental. Nesse sentido, os CAPS funcionam de porta aberta, de segunda a sexta das 8h às 17h.

“Nos CAPS são oferecidas diversas modalidades de cuidado, podendo ser intensivo (em momentos de grave crise psíquica), semi-intensivo (a fim de evitar agravamentos dos quadros) e não intensivos, (quando os usuários já estão estabilizados e em um provável momento de transição para serviços de menor complexidade). Em todo percurso do cuidado oferecemos atividades coletivas, individuais, territoriais, em grupo, atendimento familiar, entre outras ações”, explica a coordenadora.

A humanização do cuidado também faz parte da campanha do Janeiro Branco e é um dos princípios da FeSaúde. “Os cuidados são realizados em liberdade e fomentando a arte e cultura como pontos importantes, e poder contar com o CCCN (Centro de Convivência e Cultura de Niterói) tem trazido grandes projetos para a cidade. Este serviço promove diversas atividades territoriais, possibilitando acesso aos espaços da cultura e lazer, geração de renda, entre outros”, reforça Kesia.

Entre as ações, destaca-se o projeto "Bola na Rede", que acontece uma vez por mês promovendo um espaço de discussão com temáticas variadas para os indivíduos. O encerramento é com uma partida de futebol.

Além disso, estão sendo realizados ensaios quinzenais do bloco “Loucos pela Vida”, a fim de afinar para o desfile que ocorrerá em 14 de fevereiro de 2023.