Uma parceria entre a Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) resultou em uma qualificação para os profissionais da saúde mental. O curso tem como objetivo capacitar a equipe para lidar com emergências relacionadas ao cuidado clínico dos pacientes. 

Entre os temas do curso estão o suporte básico de vida, orientações sobre o que são sinais vitais, quais parâmetros de normalidade, o que pede atenção e solicitação das equipes de emergência. 

A qualificação aborda ainda outros assuntos urgentes, como picadas de animais peçonhentos e a abordagem de pessoas desacordadas, além da ação prática de RCP (ressuscitação cardiopulmonar).A qualificação tem duração de nove horas e tem o acompanhamento das coordenadoras regionais e pela supervisora de desinstitucionalização. A primeira etapa, realizada durante o mês de junho, contou com a participação de 46 cuidadores em saúde mental, três gestores e a gerente de atenção psicossocial. A próxima fase do curso prevê a formação de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Essa capacitação representa um ganho muito grande para os nossos profissionais, pois os concursados podem vivenciar situações de urgência e precisam estar preparados para ação imediata e convocação de ajuda emergencial”, enfatiza Kesia Regina Souza, coordenadora regional de atenção psicossocial. 

Além da próxima etapa já definida para enfermeiros e técnicos, esse curso ainda será oferecido para os cuidadores da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil e para os profissionais do CAPSAD. Essa formação ainda não tem data definida, mas já está sendo articulada pela FeSaúde e contará, além do conteúdo programático já citado, com algumas nuances relacionadas para com esse público, como abuso de álcool e outras drogas. 

“Esse tipo de curso é fundamental para os profissionais, pois estarão preparados para agir frente a essas situações específicas, solicitando os serviços de forma adequada e ágil. Quem ganha é o usuário, que pode contar com um atendimento oferecido por equipes em constante atualização. Esse é o nosso esforço para ajudar a melhorar o SUS em Niterói”, completa Kesia.