A equipe de Saúde Bucal do Preventório, gerida pela Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), tem organizado intervenções educacionais nas escolas infantis, relacionadas com a prevenção e cuidado com a saúde oral das crianças. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

Formada pela cirurgiã-dentista Josiane Zarife e pela Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) Grazielle Gonçalves Marinho, a equipe de Saúde Bucal conta também com a colaboração de Agentes Comunitários de Saúde.

A última ação, realizada já neste início de ano, na Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Darcy Ribeiro, atendeu mais de 300 crianças. As atividades englobaram  orientação educacional sobre saúde bucal, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, além da distribuição de escovas dentais.

“Antes da escovação foi realizada uma palestra dando orientações sobre higiene e cuidados com a saúde bucal. No caso desta escola, as crianças são menores, mas lá existiam pias que facilitaram a escovação supervisionada e aplicação de flúor. Nesse momento também tive a oportunidade de fazer um breve exame para identificar a presença de cáries e agendar essas crianças para atendimento na unidade, caso fosse necessário. Nossa visita foi semanal durante aproximadamente 5 meses até finalizar todas as turmas”, conta a dentista Josiane Zarife.

“Fizemos uma parceria com a Josiane e a Grazielle, que aconteceu durante o ano de 2022. Neste período, foi verificado que muitas crianças necessitavam com urgência de tratamento dentário, apresentando uma saúde bucal bastante precária. Fizemos um agendamentos com a equipe no posto, além de reunião com os pais para falar sobre a saúde dos alunos. Durante este período, entregamos também escova de dentes e pasta às crianças. A maioria das famílias convocadas participou. Foi eficaz a nossa ação conjunta e gostaríamos de permanecer com esta parceria”, enfatiza a diretora da UMEI Darcy Ribeiro, Vanderleia Nazareth.

Entre as ações da FeSaúde estão programados ainda trabalhos semelhantes em duas escolas pertencentes à região do Preventório, sendo uma com crianças de 1 a 9 anos e a outra com alunos do ensino médio.

A Coordenadora de Odontologia da FeSaúde, Ingrid Maia, ressalta um dos principais objetivos dessa ação:

“A Educação em Saúde tem fundamental importância na mudança de hábitos de higiene oral. Nesses espaços diversos recursos são utilizados e são voltados para o desenvolvimento do autocuidado e autonomia do usuário”.

Além disso, Ingrid destaca ainda a importância dessas ações para a população:

“As atividades do PSE (Programa Saúde na Escola) realizadas em Niterói contribuem para a formação integral dos estudantes da rede, por meio de ações de promoção e prevenção da saúde, entendendo que a idade escolar é um período excelente para esse exercício. O trabalho tem como foco o desenvolvimento das habilidades manuais necessárias e entendimento de causa e efeito desse cuidado, o que, a médio e longo prazo, refletirá na saúde geral da população Niteroiense”, completa.