O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Mas essa não é a única doença que afeta a saúde da população masculina. No Novembro Azul, queremos chamar a atenção para a importância de medir a pressão arterial ao menos uma vez ao ano, do acesso regular a exames para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e a tratamentos para deixar de fumar e contra o uso abusivo de bebidas alcoólicas. Ao contrário do que mostraram importantes estudos científicos sobre a prevenção do câncer de próstata, fazer o rastreamento dessas outras doenças pode trazer grandes benefícios à saúde.

Os homens, de fato, precisam dar e receber mais atenção à sua saúde, no entanto, pesquisas que acompanharam milhares de pacientes por mais de dez anos deixaram claro que não há benefícios na realização da dosagem do PSA ou do toque retal em pessoas que não apresentam qualquer sintoma. Com base nesses estudos, o Ministério da Saúde não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata. 

As pesquisas científicas mostraram que fazer o exame de PSA com ou sem toque retal não diminui a mortalidade geral dos homens e muda muito pouco a mortalidade específica por câncer de próstata. Em outras palavras, homens que fazem o exame não morrem mais velhos, e morrem muito pouco menos de câncer de próstata. Esse pequeno benefício não compensaria os potenciais malefícios, quase sempre relacionados à realização desnecessária de biópsia da próstata (um procedimento que pode provocar sangramentos, febre, infecção e retenção urinária), o impacto psicológico causado por um resultado falso positivo, e as sequelas do tratamento. É comum que os homens tenham incontinência urinária ou impotência sexual após a retirada da próstata. Isso acontece porque o exame não consegue diferenciar cânceres graves e mortais de cânceres que cresceriam lentamente e não viriam a matar o homem – ou seja, muitos acabam tendo os malefícios desnecessariamente.

Mas então não há nada que o homem possa fazer para se prevenir? Claro que sim. E a gente explica a seguir.


O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata tem o tamanho de uma ameixa, mas ela aumenta de tamanho com o avançar da idade.


O que é o câncer de próstata?

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou câncer. O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos (metástase) e causar a morte. 

Quando o câncer já está muito avançado, a próstata aumenta de tamanho e causa dificuldade de urinar e de ejacular, que podem ser acompanhada de dor e sangramento.  


Que fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?

- Idade: o risco aumenta com o avançar dos anos. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

- Casos de câncer na família: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

- Sobrepeso e obesidade: estudos mostram maior risco de câncer de próstata em homens acima do peso.


A vasectomia causa câncer de próstata?

Pesquisas recentes mostram que a vasectomia não é um fator de risco para o câncer de próstata.


É possível prevenir o câncer de próstata?

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. 

- Tenha uma alimentação saudável;

- Mantenha o peso corporal adequado;

- Pratique atividade física com regularidade;

- Não fume;

- Evite consumir bebidas alcoólicas.


Quais são os sinais de alerta?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

- dificuldade ao urinar;

- demora em começar e terminar de urinar;

- sangue na urina;

- diminuição do jato de urina;

- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Se você tem alguns desses sintomas, procure uma unidade de saúde!

Esses sinais e sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas da próstata, como:

- Hiperplasia benigna da próstata - aumento benigno da próstata, que afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.

- Prostatite - inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.

Clique na imagem e baixe a cartilha do Inca/Ministério da Saúde


Qual exame confirma o câncer de próstata?

Para fazer o diagnóstico da doença é preciso realizar uma biópsia. Neste exame, são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados em laboratório. A decisão de realizar uma biópsia da próstata deve estar baseada não só no PSA e nos resultados do exame físico (toque retal), mas também levar em conta a idade do paciente, histórico familiar, etnia, outros exames de PSA e doenças concomitantes.


Não basta fazer apenas o exame de PSA?

Não. Os exames de PSA medem os níveis do antígeno prostático específico na próstata, não o câncer. O PSA é produzido pela próstata em resposta a uma série de alterações que possam estar presentes nessa glândula, incluindo uma infecção ou inflamação (prostatite), o aumento de tamanho da próstata (hiperplasia benigna da próstata) ou, possivelmente, o câncer. O exame de PSA é o primeiro passo no processo de diagnóstico para o câncer.


Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata?

Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata. 


Ter um PSA baixo significa não ter câncer de próstata?

Os níveis do PSA podem ser úteis no diagnóstico do câncer de próstata, mas eles são apenas uma peça do quebra-cabeça. Assim como um valor alto não significa necessariamente que um homem tenha a doença, um valor baixo não significa não ter a doença. Para ter um quadro mais completo da saúde da próstata, é necessário realizar: o PSA, o exame de toque retal e a biópsia da próstata. O toque retal permite que o médico determine se existe alguma alteração anatômica da próstata, por exemplo, aumento de tamanho, já a biópsia mostra se as células possuem alterações compatíveis com câncer.


Todos os casos de câncer de próstata necessitam de tratamento?

Nem todos os tipos de câncer de próstata requerem tratamento imediato. O tratamento depende da idade, do estadiamento do tumor, da quantidade de células cancerígenas presentes no tecido da biópsia, dos sinais e sintomas apresentados e do estado de saúde geral do paciente. Homens diagnosticados com câncer de próstata devem conversar com seu médico sobre a necessidade de tratamento. Alguns homens podem precisar de tratamento ativo, que pode incluir cirurgia ou radioterapia, e outros podem fazer o que se denomina vigilância ativa. A vigilância ativa é quando o médico monitora o paciente e a evolução (ou não) da doença ao longo do tempo, intervindo quando necessário. Antes de iniciar qualquer tratamento, converse com o seu médico sobre os riscos e os benefícios para que, juntos, vocês possam tomar uma decisão de qualidade sobre o que é melhor para seu caso.


O câncer de próstata acaba com a vida sexual?

Em alguns tratamentos para o câncer de próstata, como a cirurgia, os nervos que rodeiam a próstata e controlam a ereção peniana podem ser lesionados. A extensão dessa lesão depende de uma série de fatores, como localização e tamanho do tumor e do tipo de tratamento realizado. A capacidade de recuperar o controle da função erétil também depende da idade do paciente e se já apresentava problemas de ereção antes da cirurgia. 

Cerca de metade dos homens com bom desempenho sexual antes do tratamento do câncer de próstata ainda terá uma boa função após o tratamento da doença. Outros homens vão apresentar impotência moderada a severa. Em linhas gerais, recomenda-se que o paciente passe por um programa de reabilitação sexual logo após a cirurgia, com medicamentos e, quando necessário, prótese peniana. 


O tratamento do câncer de próstata causa incontinência urinária?

Um em cada cinco homens tratados de câncer de próstata apresenta incontinência urinária, e os pacientes mais jovens geralmente evoluem melhor. Atualmente estão disponíveis melhores tratamentos para problemas da função sexual e da incontinência urinária.


Homens sem sintomas precisam fazer exames para câncer de próstata?

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde não recomendam, mas alguns especialistas são a favor de se fazer exames de rotina em homens sem sintomas. Abaixo, listamos benefícios e riscos à saúde. 


BENEFÍCIOS

- Realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando a chance de sucesso no tratamento.

- Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.

RISCOS

- Ter um resultado que indica câncer, mesmo não sendo, gera ansiedade e estresse, além da necessidade de novos exames, como a biópsia.

- Diagnosticar e tratar um câncer que não evoluiria nem ameaçaria a vida. O tratamento pode causar impotência sexual e incontinência urinária.