A Fundação Estatal de Saúde Niterói (FeSaúde) promoveu a participação de cinco de seus trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no 8°Congresso Brasileiro de Saúde Mental - Democracia, Antropofagias e Potências da Luta Antimanicomial.

O evento aconteceu em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de julho, e trouxe temas fundamentais, para o debate e o aprimoramento do cuidado aos munícipes de Niterói.

A participação neste congresso faz parte das políticas de aperfeiçoamento e valorização da FeSaúde, que vem investindo em ações de educação permanente e apoiando a formação de seus empregados públicos.

O uso prejudicial de álcool e outras drogas e a construção de políticas efetiva para a garantia de direitos dos usuários e suas adições; o financiamento do SUS e a fragilização das políticas de Saúde Mental; os determinantes sociais do sofrimento psíquico, sobretudo nos temas sobre racialidade e o urgente aquilombamento dos serviços e da Rede de Atenção Psicossocial; o sofrimento comum e a urgente necessidade de despatologização e desmedicalização da vida foram alguns dos painéis do congresso.

“Promover e apoiar espaços de trocas e aprendizados possibilita a inovação das práticas nos serviços, além de garantir a continua formação dos nossos trabalhadores”, destacou Mírian Ribeiro, gerente de Atenção Psicossocial.

Para a gestora, participar de um encontro num momento em há desmonte de políticas públicas é bastante representativo para a FeSaúde, além de ser fundamental para usuários e familiares de saúde mental.

“Espero, em breve, podermos compartilhar atualizações, implementar debates e experimentar boas práticas vividas neste congresso”, conclui Ribeiro.