O bloco carnavalesco Loucos Pela Vida, ligado ao Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara, foi homenageado nesta quinta-feira (16) com o Diploma Nicette Bruno de Cultura, concedido pela Câmara Municipal de Niterói. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal de Niterói, em reconhecimento aos 200 artistas, coletivos e instituições selecionados na edição deste ano que contribuem para manter viva e acessível a cena cultural da cidade.

Gerido pela FeSaúde, o Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara (CeCo) é um equipamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. O espaço promove atividades culturais, artísticas e comunitárias que integram saúde mental e cultura, ampliando o acesso à arte e à convivência social.

O Bloco Loucos Pela Vida é um coletivo da RAPS que conta com o apoio do CeCo para promover suas atividades, atuando muito além do carnaval. Por meio de oficinas, ensaios e apresentações ao longo do ano, o grupo reforça a potência criativa das pessoas em cuidado na rede de saúde mental, evidenciando a arte como uma poderosa ferramenta de transformação, inclusão e acolhimento.


“Esse reconhecimento é de todos que constroem, diariamente, esse trabalho coletivo. Esse prêmio nos inspira a sermos cada vez mais confiantes e a mostrar que também somos capazes de fazer cultura com excelência. Viva a inclusão!”, comenta Apulio Augusto, usuário da rede e responsável por inscrever o Bloco na premiação.

O Diploma Nicette Bruno foi criado pela Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara, presidida pelo vereador Leonardo Giordano, com o objetivo de valorizar iniciativas que fortalecem a identidade cultural de Niterói, destacando o papel fundamental da arte como instrumento de cidadania e inclusão social.

Para a FeSaúde, o reconhecimento simboliza o avanço da política de saúde mental em Niterói, que ocupa, cada vez mais, espaços de visibilidade e diálogo com a cidade.

“O Loucos Pela Vida representa o encontro entre cultura e cuidado. Esse diploma celebra o direito de todos à arte e à expressão, reafirmando o compromisso de Niterói com uma sociedade mais inclusiva”, destaca Viviani Costa, supervisora administrativa do Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara.

A entrega do Diploma Nicette Bruno reforça o compromisso de Niterói em reconhecer e valorizar quem faz da cultura um instrumento de transformação social — e mostrou que a saúde mental está, cada vez mais, ganhando espaço na cena cultural da cidade.