A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói (SMS), em parceria com a Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidaria (SMASES), iniciou  nesta sexta-feira (14) uma oficina de formação em economia solidária e geração de trabalho e renda na rede de Saúde Mental do município de Niteroi.

Conduzida pela psicóloga Mônica Fornazier, a formação tem o objetivo de aprofundar as discussões de geração de renda e economia solidária em estratégia de inclusão pelo trabalho no âmbito da saúde mental.

Os 20 trabalhadores da Saúde Mental terão ao todo nove encontros, promovidos às sextas-feiras, na sede da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, no Centro de Niterói.

Para a gerente de Saúde Mental da FeSaúde, Mírian Ribeiro, a proposta de formação reforça um importante ponto do processo de reabilitação psicossocial das pessoas em sofrimento psiquico:

"O trabalho é direito constitucional e exercício de cidadania de todo munícipes, e crucial para os usuários de Saúde Mental. Neste sentido, a qualificação de profissionais capazes de fomentar processos de geração de renda, fortalecendo o protagonismo dos usuários nas atividades de economia solidária é fundamental. Vale ressaltar que a parceria com a Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária é ator importante para reforça que o cuidado em liberdade, marcando que este não é feito somente pela saúde. Portanto, a intersetorialidade fomenta o acesso e a construção de uma sociedade mais diversa e criativa".