A Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) colocou em ação uma nova estratégia para melhoria constante dos serviços oferecidos aos usuários: a Ouvidoria Itinerante, que busca estimular a participação social, disseminar informações em saúde, além de conscientizar a população. O objetivo do projeto é ser um instrumento promotor da democratização e ampliação dos direitos do cidadão.
"O projeto da Ouvidoria Itinerante acontece de forma presencial nos Módulos do Programa Médico de Família e nos Centros de Atenção Psicossocial, das 9h às 16h, conforme calendário desenvolvido junto à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS)”, explica a ouvidora da FeSaúde, Thaís Marchon.
Além do atendimento presencial, os interessados podem entrar em contato através de diversos canais: WhatsApp (21 99914-1971), que opera apenas com mensagens de texto; e-mail (ouvidoria@fesaude.niteroi.rj.gov.br); site (www.fesaude.niteroi.rj.gov.br) ou pela plataforma Integrada de Ouvidorias FalaBR.
"A Ouvidoria traz uma importante ressignificação para a participação política dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando estimular a participação social da comunidade na construção de um SUS equânime, universal, integral e com efetividade, capaz de impactar o ciclo de formulação, implementação, avaliação e monitoramento das políticas públicas sociais", pontua Marchon.
O calendário do ano todo já foi preparado pela Ouvidoria. Para o mês de agosto, as unidades do Cafubá II e III, Ponta da Areia, Leopoldina, Maruí, Marítimos, Colônia, Engenho do Mato, Maravista, Várzea das Moças, Jonathas Botelho e Viçoso Jardim receberão a visita da Ouvidoria Itinerante. Os detalhes completos sobre o projeto estarão disponíveis nas redes sociais da FeSaúde.