A Carteira de Serviços do Programa Médico de Família de Niterói foi lançada nesta quarta-feira, dentro do Encontro Municipal de Saúde. O evento que faz parte de uma das etapas de sistematização das discussões e propostas do Plano Municipal de Saúde Participativo (PMSP) de Niterói foi realizado virtualmente e transmitido pelo Youtube.  

Participaram do lançamento o Secretário de Saúde Rodrigo Oliveira; a Diretora-Geral da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), Anamaria Schneider; e a Vice-Presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), Maria Célia Vasconcellos. 

"Estamos vivendo um momento histórico para o SUS de Niterói. É com muito orgulho que a FeSaúde e a Vipacaf apresentam um instrumento que foi fruto de um trabalho muito afinado entre a Fundação e a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. No final de 2019, colocamos como um dos planos de meta da FeSaúde a construção da carteira de serviços. Montamos um grupo de trabalho e, com um ajuste fino com a Vipacaf, elaboramos o material. Essa é uma oportunidade que tivemos de construir uma ferramenta para consolidar e registrar o importante trabalho do programa Médico de Família que existe há 30 anos em Niterói", explicou Anamaria Schneider.

Ainda de acordo com a diretora geral da FeSaúde, a carteira de serviços é um documento importante para os usuários do PMF e os trabalhadores do programa:

"Essa ferramenta veio trazer mais transparência para a população de Niterói e principalmente ser um instrumento de guia, de programação e planejamento para as equipes que trabalham no PMF. Começamos com o diagnostico da rede, depois passamos a buscar em outros países, estados e municípios modelos de cartas de serviços. Ao todo, contamos a participação de 20 pessoas na produção deste material, entre elas profissionais da Fiocruz e da UFF". 

O secretário de Saúde Rodrigo Oliveira comemorou a produção do material e avaliou que a carteira tem como objetivo avançar na garantia de um serviço público de qualidade para a população: 

“É muito importante frisar a dimensão deste trabalho coletivo. Esse é um instrumento de organização e planejamento das ações de Saúde no território concreto e objetivo das equipes do PMF. Esse é um programa que tem sua história marcada em Niterói e com vínculos profundos com nossa população. Eu tenho muita confiança de que esse instrumento será mais um elemento de apoio e de avanço para garantir o direito do nosso povo”, avaliou o secretário Rodrigo Oliveira.

A Vice-Presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), Maria Célia Vasconcellos também celebrou o lançamento da carteira:

"Eu tenho certeza de que este documento será muito importante para o Município. Estamos todos fazendo um enorme exercício de contribuição coletiva". 

A programação do Encontro na quarta ainda inclui debates sobre gestão e participação social; qualificação da Atenção Básica e cuidado integral. A abertura do Encontro, na terça-feira (13), contou com a participação do ex-ministro Arthur Chioro e do prefeito de Niterói, Axel Grael.

O Plano Municipal de Saúde de Niterói pela primeira vez é realizado em amplo debate público com especialistas e abertura para sugestões e opiniões da sociedade, no modelo da participação social. O material final será utilizado como norte em políticas públicas do SUS na gestão de 2022 a 2025.

Veja também o debate: "A carteira de serviços e a qualificação da atenção básica"