A FeSaúde promoveu com sucesso o 2º Fórum de Estágios e Residências, realizado na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), nesta quinta-feira (16). O evento contou com a presença da Diretora de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento da FeSaúde, Renata Porto, sendo organizado pela Gerência de Ensino e Produção do Conhecimento da instituição. Além disso, estiveram presentes professores e coordenadores de estágios, disciplinas práticas, internatos, programas de ensino e residências da UFF e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O objetivo do fórum foi avaliar o processo de integração ensino-serviço nos serviços geridos pela FeSaúde em 2022, bem como planejar a inserção de estudantes e residentes em 2023. A discussão girou em torno da apresentação do panorama de ocupação dos campos, perfil dos estudantes, fluxos, ressaltando a importância do processo ensino-aprendizagem e sua relação com as necessidades sociais e de saúde nos territórios na formação de profissionais de saúde, além da necessidade de qualificar ainda mais a integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino.

Durante o evento, foram discutidas propostas para melhorar a experiência dos professores e coordenadores, de estudantes e residentes nos serviços geridos pela FeSaúde. A participação dos coordenadores de estágios, disciplinas práticas, internatos, programas de ensino e residências da UFF e FMS foi fundamental para estabelecer um diálogo construtivo e contribuir com ideias para aprimorar o processo de integração ensino-serviço.

A FeSaúde se compromete a trabalhar em conjunto com as instituições de ensino para garantir que os estudantes e residentes possam ter uma formação integrada com as necessidades e desafios do SUS, em um ambiente de aprendizado seguro e com fomento de boas práticas de cuidado. O sucesso do 2º Fórum de Estágios e Residências é um passo importante na busca por uma integração cada vez mais efetiva e que contribua com o objetivo comum da FeSaúde e das instituições de fortalecer o papel formador do SUS.