A Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) deu início ao processo de formação e designação dos profissionais que farão parte da primeira equipe interna de prevenção de acidentes (CIPA).
“Os integrantes desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, sendo um canal de comunicação entre os funcionários e a fundação, garantindo a participação dos empregados na implementação e manutenção das medidas de segurança”, destaca Mariana Amaral, Coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho da FeSaúde.
A formação da CIPA ocorre por meio de um processo eleitoral que envolve a participação dos funcionários, com representantes eleitos e designados pelo empregador. A composição varia de acordo com o nível de risco e o número de funcionários.
“O primeiro passo é realizar treinamentos para os membros da CIPA. Serão discutidos em reuniões regulares o plano de trabalho e a resolução das situações de risco existentes”, enfatiza Amaral.
As perspectivas para o futuro são muito positivas. Espera-se que a criação da CIPA incentive a promoção de ações de prevenção e orientação aos trabalhadores, resultando em uma redução de acidentes e doenças relacionadas às suas atividades laborais. Isso será benéfico para os empregados da FeSaúde e servidores de Niterói.