Um dos maiores eventos de tecnologia aplicada em saúde, o “Summit 2023 - Summit 2023 – Saúde e Inovação” teve a participação da Fundação Estatal de Saúde de Niterói, que foi representada pelo diretor de Inovação, Tecnologia e Gestão da Informação da FeSaúde, Antonio Carlos Brito.

Promovido pelo Polo de Saúde Leste Fluminense, o encontro aconteceu no dia 15 de agosto, na Sala Nelson Pereira dos Santos, e reuniu profissionais de saúde e tecnologia a fim de compartilhar ideias e iniciativas para inspirar o aprimoramento do setor.

Com o painel “Desafios da inovação na Gestão da Saúde Pública”, O painel apresentado por Antonio Carlos compartilhou um pouco mais sobre as inovações que têm acontecido na fundação. Ele destacou as realizações com foco na modernização e informatização da rede, que se encontrava defasada, e os plano para o futuro.

“Boa parte do nosso esforço consiste em deixar nossas unidades conectadas à internet e com seu ambiente tecnológico atualizado e com performance. Outra grande etapa é a informatização com a implantação de sistemas de saúde, viabilizando o registro mais efetivo e qualitativo. Estas ações permitem maior agilidade e ganho de produtividade de nossos profissionais, além de fornecerem algo bem valioso que são os dados e informações para a tomada mais assertiva de decisão, dos cuidados em saúde e pela gestão”, enfatizou Antonio.

O diretor celebrou ainda o avanço da tecnologia nas unidades. “Desde o início do ano, quadruplicamos os postos de trabalho informatizados (computador, impressora e conectividade) na rede do Programa Médico de Família (PMF). Nas unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), alcançamos um aumento de 75% desses postos. Além disso, 90% das unidades do PMF já estão com conectividade e, na data de hoje, 60% já estão com o prontuário eletrônico implantado e um trabalho intenso na capacitação, suporte e constante monitoramento da produção das equipes”.

Outro destaque que Antonio compartilhou é o aprimoramento do sistema de gestão de demandas da FeSaúde, o SisGeD. “Incorporamos mais ferramentas de gestão interna da FeSaúde, como evoluções no sistema de ouvidoria, o portal da transparência, eleições da CIPA, o monitoramento de demandas institucionais, a implantação do módulo de cadastro de pacientes e emissão de receitas da RAPS”.

Um dos maiores objetivos, de acordo com o diretor, é que a abordagem da saúde tenha uma mudança. Antes voltada apenas para o tratamento, agora, com todo o aparato e suporte tecnológico, abre espaço para uma atuação na promoção da saúde.

Antonio Carlos revela também que, com a conexão e informatização das unidades, o mês de setembro será a implantação da pesquisa de satisfação na rede gerida pela FeSaúde.

Brito finaliza destacando que todos o conjunto de ações só é possível com dedicação de uma equipe multidisciplinar. “Os desafios são muitos, mas procuramos entendê-los como oportunidades e buscamos soluções inovadores e eficazes para a FeSaúde. Quero muito agradecer e dizer que sou um privilegiado de ter a equipe que tenho, eles são os responsáveis por tantas realizações. Gestão da informação, desenvolvimento, infraestrutura e inovação, profissionais muito competentes e comprometidos que trabalham com muito empenho para o avanço e modernização da Saúde e o fortalecimento do SUS”.