Os cerca de 900 empregados públicos da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), aprovados no concurso para atuar no Programa Médico de Família (PMF) e na Rede de Atenção Psicossocial de Niterói (RAPS), iniciaram nesta segunda-feira seus trabalhos nas unidades de saúde do município. As equipes, que passaram as primeiras semanas do mês de março por um acolhimento institucional e um treinamento introdutório, iniciam, agora, o processo de chegança, com a transição dos cargos e da gestão das redes. 

Para Anamaria Schneider, diretora-geral da FeSaúde, o momento é de grande responsabilidade para que seja garantido o melhor atendimento para a população de Niterói:

"A assunção da FeSaúde na gestão do PMF e da RAPS vem sendo minuciosamente planejada pela nossa equipe com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói (SMS). Temos um rigoroso plano de metas e o nosso grande objetivo é fortalecer o SUS de Niterói, modernizar os processos de trabalho e garantir a ampliação do acesso da nossa população aos serviços de saúde das redes de Atenção Primária e Mental". 

Equipe de Atenção à Saúde da FeSaúde visitou os novos empregados públicos da fundação 

Ainda de acordo com Anamaria Schneider, todas as 43 unidades do PMF e as 15 unidades da RAPS, geridas pela Fundação, já contam com equipes de trabalho da FeSaúde para dar continuidade ao atendimento aos usuários: 

"Nós temos planejado com muito respeito e atenção esse processo de chegança dos nossos funcionários, entendendo a importância dos profissionais de saúde que ajudaram a construir a história do PMF e da RAPS até aqui. Entendemos que a FeSaúde é o resultado de uma grande mobilização da sociedade civil e das instituições do município para a implantação de um novo modelo de gestão, que tem como base a desprecarização dos vínculos empregatícios dos profissionais que atuam na rede". 

Empregados públicos da FeSaúde foram acolhidos nas unidades pelos funcionários temporários 

A diretora de Atenção à Saúde da FeSaúde, Stefânia Soares, também contou como foi o primeiro dia de contato dos empregados públicos da fundação com a população de Niterói:

“A nossa chegada na Rede de Atenção Primária acontece coincidentemente num momento muito importante para os profissionais de saúde pública. Hoje, dia 21 de março, celebramos o Dia do Orgulho SUS. Uma campanha que acredita que a soma de pequenas ações podem ser transformadoras para o coletivo. E a grande missão da FeSaúde é a de valorizar os profissionais e alcançar grandes resultados na gestão dos nossos serviços, através da garantia do acesso e da satisfação dos usuários aos dispositivos de saúde. E é essa mensagem que temos levado nas unidades geridas pela FeSaúde”. 

Ainda segundo Stefânia Soares, os empregados públicos ainda estão na fase de transição dos serviços. 

“Entendemos que esse é um momento de chegadas dos novos empregados públicos concursados e de partidas dos profissionais que estavam em cargos temporários. E o nosso sentimento é de muito respeito por todos os profissionais que ajudaram a construir o Programa Médico de Família (PMF) até aqui. Estamos muito gratos pela acolhida.

A diretora de Atenção à Saúde da FeSaúde, Stefânia Soares, e a gerente de Saúde Primária, Brena Tostes, visitaram a Clínica da Família Dr. Antônio Peçanha 

A chegada dos novos empregados públicos vem junto com o anúncio da Prefeitura de Niterói do plano "Niterói 450 anos", lançado em janeiro deste ano. E prevê um pacote de investimentos na ordem de R$ 260 milhões para a rede municipal de saúde. O planejamento inclui a reforma de 68 unidades, entre elas os módulos do PMF e RAPS. Mais da metade das obras previstas no pacote de investimentos começam ainda este ano.