A Universidade Federal Fluminense (UFF) sediou a Conferência Livre de Saúde da População LGBTQIAP+ na última sexta-feira, 17, no campus Gragoatá. O evento, organizado pela Rede Transvestis UFFianas e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), reuniu autoridades, representantes de instituições e membros da comunidade em três mesas de discussão, com o objetivo de abordar a importância da oferta de cuidados e promoção de saúde para a população LGBTQIAP+, especialmente voltada para a população trans e intersexo.

A participação da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) foi crucial no evento, apresentando os serviços oferecidos, estratégias de cuidado territorial, e estabelecendo um diálogo com a população. A conferência também proporcionou um espaço para ouvir as demandas e necessidades da comunidade LGBTQIAP+ em relação ao cuidado e acesso à saúde.

Késia Regina Souza, coordenadora regional de atenção psicossocial da FeSaúde, destacou a importância da conferência:

"Esta conferência é um marco fundamental no fortalecimento do diálogo e da construção de políticas públicas efetivas e inclusivas para a população LGBTQIAP+. Através desses espaços, conseguimos aproximar a comunidade dos serviços de saúde existentes, garantindo cuidado e acesso, além de ouvir suas demandas e necessidades. Isso nos permite aprimorar nossas ações e oferecer um atendimento mais humanizado e equitativo."

O evento fez parte das etapas da 9ª Conferência Municipal de Saúde e contribuiu para a elaboração de propostas voltadas ao cuidado em saúde da população LGBTQIAP+, abordando as dificuldades de acesso e a falta de políticas públicas claras e implementadas no setor.