O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/e-SUS APS) tem se expandido gradualmente nas unidades do Programa Médico de Família (PMF) em Niterói, representando um marco importante para o aprimoramento dos serviços de saúde. A ferramenta eletrônica, desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS), tem como propósito sistematizar e integrar as informações de saúde dos usuários atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ana Luísa Pinho, gerente de Gestão da Informação, destaca que o PEC/e-SUS APS permite o registro de dados cadastrais, consultas, exames e procedimentos, além de fornecer relatórios para a monitoramento das ações de saúde. "Essa ferramenta facilita a tomada de decisão no tratamento, permitindo que os profissionais elaborem planos terapêuticos mais efetivos e personalizados, de acordo com as características e necessidades dos usuários. Além disso, apoia o trabalho de gestão do cuidado. É um sistema essencial para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, possibilitando uma gestão mais eficiente e integrada", enfatiza.

A implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão representa um avanço significativo na modernização do sistema de saúde em Niterói, trazendo benefícios diretos para a população. Agora, o atendimento é mais ágil, eficiente e humanizado.

O PEC está sendo gradualmente implementado nas unidades do Programa Médico de Família (PMF) de Niterói. Até o momento, dez módulos contam com o sistema. A equipe de Gestão da Informação organiza essa implantação por meio de treinamentos com as equipes de saúde, oferecendo suporte supervisionado, presencial e remoto. Já é possível observar melhorias nos indicadores de saúde dessas unidades, uma vez que a ferramenta facilita a produção de informações, agilizando e qualificando a coleta de dados.

"Nosso objetivo é que até setembro deste ano, 70% das unidades do PMF estejam com o PEC instalado. As unidades estão sendo readequadas com a infraestrutura necessária, incluindo mobiliário, rede elétrica, conectividade e equipamentos de TI, como computadores e impressoras, para garantir que isso seja alcançado dentro do prazo estabelecido", conclui Ana Luísa.

Enquanto aguardam a completa implantação do prontuário eletrônico, as demais unidades utilizam o módulo de coleta de dados simplificados do sistema e-SUS, uma plataforma informatizada que permite enviar informações para a base do município e do Ministério da Saúde.