Encontros ampliam ferramentas de gestão e fortalecem o diálogo entre os empregados públicos da fundação.

A Trilha de Formação para Gestão, desenvolvida pela Diretoria de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento (Dtec) da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), tem como objetivo promover a capacitação técnica, crítica e reflexiva sobre a gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa fortalecer os mecanismos de integração institucional e apoiar a tomada de decisões nos processos de trabalho, alinhando-se às referências institucionais e qualificando o cuidado prestado à população usuária do SUS.

“Pensar espaços de reflexão e educação permanente para gestão é uma grande oportunidade de compartilhar saberes, construir soluções conjuntas para problemas e fortalecer a dimensão de apoio institucional e de gestão participativa na FeSaúde", destaca Sophia Rosa, Gerente de Ensino e Produção do Conhecimento da Dtec.

Até o momento, já foram realizados dois ciclos de encontros da Trilha, cada um com três turmas, atendendo adequadamente a todos os gestores envolvidos.

A primeira Trilha, realizada em abril de 2024, marcou o início da implantação da avaliação de desempenho funcional na fundação. Foram apresentados aos gestores o sistema online desenvolvido para essa finalidade, as regras propostas no regulamento, o cronograma inicial e manuais para orientação e desenvolvimento de atividades práticas em treinamento. Além disso, foram discutidos o regulamento de gestão de consequências e a temática da Comunicação Não Violenta (CNV).

O segundo ciclo, ocorrido em julho de 2024, contou com a contribuição da Gerência de Compliance e Controle Interno e de convidados externos da Prefeitura de Niterói. Participaram membros da Comissão de Ética Integridade Mulher (CEIM), Adriana Lins (Secretaria Municipal da Mulher), Pamella Quevedo Magalhães e Carla Rocha da Silva Borda Arese (Controladoria Geral do Município), Yolanda Gabrielle Santana Ferreira (Secretaria Municipal de Administração), professora Paula Land Curi (UFF) e Luisa Assumpção (Coordenadoria de Políticas de Juventude). Fabiana Lima, advogada e mediadora de conflitos, também esteve presente, compartilhando suas experiências e conhecimentos com a equipe da FeSaúde.

Os encontros abordaram os seguintes temas:

* Avaliação de Desempenho Funcional: relato da experiência de implantação piloto no MMF Badu;

* Como lidar com situações difíceis: uso de ferramentas de mediação e comunicação não violenta;

* Política de Integridade da FeSaúde;

* Prevenção do assédio no ambiente de trabalho.

A metodologia utilizada baseou-se na “problematização”, incluindo rodas de conversa, vídeos, exposições dialogadas e atividades práticas com discussão de casos reais combinados a conteúdos teóricos. Essa abordagem crítica permitiu aos gestores esclarecer dúvidas e adquirir novas habilidades, fortalecendo o diálogo e a escuta contínua entre os trabalhadores, visando decisões assertivas e coerentes com a visão técnico-política da FeSaúde.

Novos encontros estão em desenvolvimento para a continuidade da trilha formativa e serão divulgados em breve.