O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo, sendo a maior festividade do Brasil. É uma celebração da sociedade que expressa alegria, encontros, e que, geralmente, leva uma multidão para as comemorações nas ruas e uma época do ano em que os órgãos de saúde pública dão foco às ações de promoção de saúde e prevenção de doenças. 

Esse ano, com a mudança do cenário epidemiológico da COVID-19 em janeiro, houve a necessidade do cancelamento das comemorações do carnaval, porém o feriado prolongado foi mantido. 

Logo é importante reforçar a necessidade de não negligenciar certos comportamentos que podem oferecer riscos à saúde individual e coletiva da população. Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), consequências adversas do uso de álcool e drogas, acidentes de trânsito e, atualmente, a infecção pelo novo coronavírus são alguns problemas em saúde que devem ser levados em consideração. 

Por isso, torna-se importante intensificar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. 

Raphaela Tavares, coordenadora regional da Atenção Primária à Saúde, alerta que “com o aumento expressivo no número de casos da nova variante Ômicron após as festividades de fim de ano, precisamos ter mais atenção durante o feriado do Carnaval”. Evitar aglomerações, utilizar máscara e higienizar as mãos corretamente são algumas atitudes fundamentais para reduzir o risco de transmissão e infecção pelo coronavírus. 

A conscientização sobre a relevância do sexo seguro é também um pilar fundamental para a promoção de saúde da população não apenas durante o Carnaval. 

Para Raphaela Tavares, incentivar o uso de preservativos femininos e masculinos, que podem ser adquiridos nos dispositivos de saúde da cidade de Niterói e em todos os municípios brasileiros, é a principal forma de se proteger contra as ISTs, além de ser importante também para prevenir a gravidez não-planejada. 

A coordenadora da APS explica ainda que: 

“No município de Niterói, as unidades de saúde estão preparadas para atender todo o cidadão que buscar auxílio ou informações pré ou pós exposição a ISTs, com o intuito de ofertar assistência adequada, pensando no sujeito como um ser livre e implicado em suas ações”. 

Um outro ponto da prevenção das ISTs está relacionado ao uso compartilhado de objetos cortantes e/ou dispositivos que entrem em contato com mucosa, o que deve ser evitado. 

Além disso, é importante fazer um alerta quanto ao consumo de álcool e drogas, que possui uma íntima relação com o aumento dos números de acidentes de trânsito durante as festividades. 

Nesse sentido, Raphaela Tavares reforça: 

“Sigamos o jargão: ‘Se beber não dirija ou eleja um motorista da rodada’. Utilize transporte público, beba bastante água (hidratação é fundamental) e, em caso de sono, pare em local seguro, descanse e retome o volante em segurança.