A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforça que as equipes estão mobilizadas, com o objetivo de garantir que toda mulher tenha acesso à informação, escuta qualificada e a exames que podem fazer a diferença no diagnóstico precoce e no tratamento adequado.
“O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um compromisso que renovamos todos os anos com a saúde e o bem-estar das mulheres da nossa cidade. Ao facilitar o acesso aos serviços, abrir as unidades aos sábados e permitir o atendimento fora da unidade de origem, queremos reforçar que o cuidar da saúde feminina é uma prioridade”, destacou a secretária.
A novidade deste ano permite que as mulheres sejam atendidas em qualquer unidade do Programa Médico de Família, mesmo que não seja a sua unidade de referência, facilitando o acesso e ampliando a participação. A orientação de atendimento, no entanto, vale apenas para os dias 4, 11 e 25 de outubro.
“Nosso objetivo com esta programação é facilitar o acesso das mulheres aos cuidados preventivos, garantindo que todas tenham a oportunidade de realizar consultas, receber orientações e encaminhamentos necessários. Neste Outubro Rosa, reforçamos a importância do cuidado integral com a saúde da mulher e ampliamos o atendimento para que nenhuma fique de fora”, afirma Maria Célia Vasconcellos, diretora-geral da FeSaúde.
Outro destaque da programação é o Dia Delas, marcado para o sábado, dia 18 de outubro, das 8h às 17h, onde as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família, estarão abertas ofertando uma série de serviços, incluindo: atualização da caderneta de vacinação, com ênfase na vacina contra o HPV; Coleta de exames preventivos (Papanicolau) e solicitação de mamografia; testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); Distribuição de absorventes e preservativos, além de rodas de conversa e ações educativas.
“A prevenção é a melhor maneira de evitar qualquer tipo de câncer e o Dia Delas é uma boa oportunidade de colocarmos isso em prática. O HPV por exemplo é um dos principais causadores e pode ser evitado através da vacina. Dessa forma, as nossas unidades estarão de portas abertas para receber as mulheres para que elas possam ter seu cuidado e acolhimento assegurados”, afirma o vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Alan Castro.
Com uma abordagem voltada para o cuidado integral e o acesso facilitado, as ações do Outubro Rosa em Niterói buscam não apenas oferecer serviços, mas também fortalecer o vínculo entre a saúde pública e as mulheres da cidade, mostrando que prevenção é um gesto de cuidado e compromisso com a vida e com a saúde.
Outras ações - Como parte da mobilização, está programada para este domingo (5) uma caminhada em prol da campanha aberta ao público. A proposta é somar vozes, ampliar o alcance da campanha e reforçar, coletivamente, a importância do cuidado preventivo e contínuo com a saúde da mulher. A concentração será às 8h, na Árvore da Juíza Patrícia Acioli, no calçadão da Praia de Icaraí (em frente à Reitoria da UFF). O evento, organizado pela PróOnco Mulher, Instituto Oncomed, Prefeitura de Niterói e parceiros, conta com o apoio da Secretaria de Saúde.
Tel: (21) 2620-0403 ramal 268
X: https://x.com/NiteroiPref - @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/niteroipref/ - @niteroipref