O dia 22 de setembro foi instituído como o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens e tem como objetivo principal reforçar a importância do cuidado integral em saúde para esse grupo populacional, de forma abranger todas as questões biopsicossociais que compõem esse indivíduo. 

A promoção da qualidade de vida e bem-estar dos adolescentes e jovens envolve uma série de particularidades, já que essa é uma fase da vida de constantes mudanças no desenvolvimento, tanto cognitivo e motor, quanto comportamental e psíquico. Assim, encontrar novas formas de produzir saúde para esse grupo populacional torna-se ainda mais essencial. Incluímos neste ponto acesso a diversos espaços sociais, como garantia de empregabilidade, lazer, educação, cultura, entre outros. 

Por isso, no Dia Nacional da Saúde de Adolescentes de Jovens, a FeSaúde, em apoio com o projeto Jovens Comunicadores do município de Niterói, traz a discussão sobre a importância do protagonismo dessa parcela da população sobre a saúde e acesso a informações seguras e de qualidade. 

Esse foi um conteúdo construído em colaboração com os jovens integrantes do projeto: José Leal, Martha Pereira, Paulo Kleytton. Além dos Facilitadores Marcos Moura (edição), Felipe Siston, Matheus Magalhães e Gabriela Andrade, bem como com a articulação das Coordenadoras Regionais da RAPS (FeSaúde) Tatiana Simões e Késia Regina Souza.  

Jovens ajudando jovens 

A saúde da juventude é uma pauta com bastante destaque. Por se tratar de uma temática complexa e apresentar alguns desafios, o Sistema Público de Saúde tem como um de seus enfoques desenvolver novas estratégias para alcançar essa parcela da população de forma eficaz. 

Dessa forma, muitas redes de apoio se articularam, em conjunto com as estratégias governamentais para tentar atuar de forma colaborativa e obter bons resultados. 

Um exemplo dessas redes de apoio é a Agência Popular Jovens Comunicadores, realizada pela BEM TV e parceiros. Atuando de forma inovadora, o projeto “Jovens Comunicadores” busca levar informações seguras sobre saúde, por meio da comunicação entre a juventude, ou seja, jovens ajudando jovens no diálogo sobre saúde. 

Essa é uma das propostas de ação do projeto que atua nos territórios periféricos de Niterói. Os participantes do projeto destacam a importância que ele possui para a comunidade: 

“O projeto possibilita multiplicar a vez e a voz de mais de mil jovens para produzirem algo que lhes interessem dentro de políticas públicas e acontecimentos marcantes em seus territórios”. 

Jovens Comunicadores e a pandemia do coronavírus 

A atuação do projeto foi importante principalmente no momento atual, em que a pandemia desencadeada pelo coronavírus atingiu a saúde física e mental dos jovens. 

“A pandemia Covid-19 não deixou somente vítimas fatais por onde passou. A chegada do vírus contribuiu para o aumento do número de casos de pessoas afetadas na saúde mental”, destacam os integrantes do projeto. 

Eles ainda destacam o estudo desenvolvido pela Pfizer, que evidencia o fato de 39% das pessoas na faixa de idade entre 18 e 24 anos terem relatado que a saúde mental ficou ruim e 11% responderam que ficou muito ruim, no período da pandemia. 

Fonte: Jovens Comunicadores 

As ações começaram em julho de 2020 com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas, principalmente na internet, além de várias outras formas variadas de atuação. O projeto compreende que a participação popular é uma frente importante no enfrentamento da pandemia 

“A formação popular em comunicação, promovendo saúde nas comunidades periféricas e prevenção à Covid-19, é o eixo mobilizador, além de distribuir renda fortalecendo as famílias mais vulneráveis”, relatam os Jovens Comunicadores. 

Além dos conteúdos sobre saúde física e cuidados específicos no contexto da pandemia, diversas outras ações que visam o cuidado da saúde mental foram desenvolvidas. As Coordenadoras Regionais da RAPS, em diálogo com os integrantes do projeto, e eles destacam: 

“Com oficinas, capacitação e suporte de diversos profissionais, os jovens ocupam seu tempo, desenvolvem a criatividade, trocam conteúdo, compartilham experiências pessoais, sobre o território em que vivem, seus costumes e hábitos. Os participantes relatam a importância do espaço para o desenvolvimento individual e coletivo, sobretudo para manterem suas mentes ocupadas com conteúdos produtivos”. 

Onde o projeto atua? 

O projeto tem atuação em diferentes regiões e para diferentes faixas etárias. “O ‘Jovens Comunicadores’ vai na contramão e propõe a nós, jovens, o uso das ferramentas básicas de comunicação, diálogos sobre os saberes populares e a realidade de cada território. O projeto é destinado a jovens entre 16 a 29 anos, moradores das áreas de Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Maricá. E entre 16 a 24 anos, na Maré e na Pavuna. Em tempos de distanciamento, é um espaço formado com afeto. É onde podemos dividir experiências, nos expressar, e claro, ser nós mesmos”, destacam os integrantes do projeto. 

Saiba mais sobre o Projeto Jovens Comunicadores em @bem.tv 

Edição e produção: Ricardo Rigel 

Apoio técnico: Tatiana Simões e Késia Regina Souza

Data: 22/09/2021