O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar geral. A saúde bucal é necessária para prevenir infecções e o agravo de algumas doenças, como doenças auto imunes, diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene oral. 

Por isso, o investimento nesse setor tem aumentado cada vez mais, resultando na redução de doenças e melhora da saúde. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, o número de crianças aos 12 anos livres de cárie aumentou de 32%, em 2003, para 44%, em 2010. Nesse mesmo ano, nos adultos, o número de dentes perdidos por cárie diminuiu em 45% e o número de dentes tratados aumentou em 70%. 

Os passos para uma boa higiene bucal 

 

A boa higiene oral é alcançada quando os dentes, a língua e as gengivas estão limpos e sem lesão ou dor. De acordo com a cirurgiã dentista e especialista em Saúde da Família, Ingrid Boaventura, os cuidados bucais mais importantes são os mais acessíveis e fáceis, e que podem ser realizados em casa, como: 

  • Escovar bem os dentes e a língua, ao menos três vezes ao dia, utilizando escova com cerdas macias; 

  • Usar pasta de dente, se possível que contenha flúor; 

  • Utilizar fio dental, em todos os dentes, ao menos uma vez por dia;  

  • Comer alimentos balanceados, evitando o excesso de açúcar. 

 Cuidados alimentares voltados para a saúde bucal 

“Todo alimento que ingerimos deixa ao menos um pouco de resíduo na boca, e rapidamente ele começa a ser digerido por bactérias que são comuns a todos nós. Não existem alimentos “vilões” ou “mocinhos”, mas alguns exigem mais atenção, pois facilitam o desenvolvimento da cárie e outras doenças, além de gerar mau hálito”, comenta Ingrid. 

 

 

Bebidas alcoolicas, café e alimentos ricos em açúcar – como os refrigerantes, devem ser consumidos com moderação, pois vão deixando a boca mais seca por reduzir a salivação, mais ácida pela quantidade de açúcar, e mais propensa a desenvolver cárie e doença periodontal, além de problemas sistêmicos como diabetes e colesterol alto. 

Por outro lado, alguns alimentos podem ser aliados no cuidado da saúde bucal, tais como maçã, pera e laranja, alimentos considerados “detergentes”, já que ajudam na remoção de resíduos. Legumes e verduras, gorduras boas (azeite, castanhas, abacate), as fibras (cereais), e os alimentos ricos em cálcio (encontrado em leite e derivados) são grandes aliados pois ajudam os dentes com nutrientes importantes para sua saúde. Também devemos consumir alimentos ricos em vitaminas A e B para a saúde do esmalte dos dentes e das gengivas. Algo também muito importante é consumir bastante água ao longo do dia, pois ela participa de todos os processos do nosso organismo. 

Tratamentos mais comuns 

A cárie dental é considerada um grave problema de saúde pública e, mundialmente, representa uma das doenças crônicas mais comuns. Juntamente com a doença periodontal, a cárie é responsável por grande parte das perdas dentárias dos brasileiros, que resulta na necessidade de intervenção odontológica. 

 

De acordo com Ingrid, além da cárie, outras doenças também exigem tratamento dentário de forma recorrente nas unidades de saúde. Algumas delas são: 

  • Gengivite e periodontite; 

  • Candidíase oral; 

  • Aftas; 

  • Halitose. 

 Periodicidade de atendimento 

 

Não existe um intervalo de tempo específico para visitar o consultório odontológico. O período ideal deve ser estabelecido de acordo com a necessidade de cada paciente e, geralmente, varia de 6 meses a 1 ano. Entretanto, existem situações em que é recomendado que o paciente procure atendimento rapidamente, sem considerar esse intervalo de tempo, por exemplo em casos de: 

  • Casos onde nunca houve atendimento com um dentista, independente da idade do paciente; 

  • Presença de aftas constantes e/ou recorrentes na boca/garganta; 

  • Percepção de nódulos ou feridas, sejam eles dolorosos ou não, e que não regridem em até 2 semanas; 

  • Dor de dente; 

  • Sangramento constante na gengiva; 

  • Durante a gestação; 

  • Ao quebrar ou trincar um dente, mesmo que a dor seja apenas momentânea; 

  • Caso já esteja há mais de 1 ano sem consulta odontológica, mesmo que não haja incômodo ou dor. 

Cuidados na infância 

Os cuidados com a saúde bucal na infância deve começar o mais cedo possível. “Com as mudanças no conceito de promoção da saúde, sabe-se hoje que o momento em que deve-se iniciar os cuidados com a saúde bucal é durante a formação do bebê, ou seja, na gestação, isso porque neste momento as influências externas interferem em todos os processos de formação da criança. A mãe deve ser atendida ao menos uma vez durante a gestação, e caso haja necessidade de intervenção, esta deve ser realizada no segundo trimestre, se possível, relata a dentista Ingrid Boaventura. 

 

Ainda de acordo com a especialista, após o nascimento e ao longo da infância alguns cuidados devem ser tomados: 

  • Observar se o bebê consegue mamar ao nascer e, caso existam dificuldades, procurar a clínica de referência; 

  • A higienização da boca do bebê deve ser realizada desde o nascimento, utilizando uma gaze umedecida com água ou soro fisiológico. Assim, fazer a limpeza da língua e gengivas, ao menos uma vez por dia; 

  • O momento correto de começar a usar a escova de dentes é quando o primeiro dente estiver presente na boca. Deve-se usar creme dental infantil com flúor em quantidade compatível com a idade da criança.