Durante o mês de abril, os funcionários e colaboradores da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) se dedicam à realização de ações para a promoção do Abril Verde. A campanha tem como objetivo principal reforçar a importância das condições adequadas e seguras para que os empregados possam desempenhar suas funções com qualidade e sem prejuízos à sua saúde.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, foram registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho no ano de 2019. Esses dados alarmantes demonstram a grande relevância de discutir o tema mais a fundo, a fim de reduzir os números de acidentados e os agravos à saúde dos trabalhadores.

A Diretoria de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento (Dtec) da FeSaúde, por meio do Abril Verde, tem como intuito incentivar e trazer saúde e a prevenção para dentro do local de trabalho com capacitações e treinamentos dos empregados.

“Além do laço verde, que utilizamos para enfatizar a campanha, outras ações vão marcar a data. Teremos a Operação Adorno Zero, que reforça a importância de não utilizar adereços e acessórios que possam oferecer algum risco às atividades laborais”, explica Mariana Amaral, coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho.

Como resultado da campanha, a Dtec espera atingir níveis satisfatórios de conscientização, além de garantir tranquilidade e melhores condições de trabalho. “A segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta”, completa Amaral.

Tragédia na década de 60 - O mês de abril se tornou uma data especial para a segurança do trabalho no calendário nacional devido ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina deixou 78 trabalhadores mortos na cidade de Farmington, Virgínia, nos Estados Unidos. O episódio é considerado um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.