O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17 de setembro, é uma data que tem como objetivo reforçar a importância sobre o cuidado atento para com o paciente, bem como incentivar a promoção de uma atenção em saúde de qualidade e evitar os possíveis danos que podem ser causados durante o cuidado.
De acordo com Brena Tostes, gerente do Núcleo Estratégico de Apoio Técnico da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da FeSaúde, existem dados que mostram que um em cada 20 pacientes que entraram em um hospital sofrem danos evitáveis do próprio cuidado em saúde, e dessas pessoas, 12% são danos graves, que podem gerar a morte ou a invalidez.
Essa situação evidencia a importância de se atentar para a segurança do paciente, principalmente pelo fato de ser um assunto ainda pouco consolidado entre os profissionais.
“É um dia importante para chamar a atenção dos profissionais de saúde, já que durante a formação universitária, com exceção do curso de Enfermagem, não se tem essa discussão”, aponta o médico de Família e Comunidade, Pedro Corrêa.
Cuidados necessários para garantir a segurança do paciente
Apesar de ser considerado um tema recente, a garantia da segurança do paciente é algo que já possui uma estruturação que consiste em 6 metas internacionais. Essas metas fazem parte de um pacto global e consistem:
Clique aqui para entender melhor sobre as metas internacionais da segurança do paciente.
Como melhorar e priorizar a segurança do paciente?