Em março, quando o mundo se viu diante da pandemia do novo coronavírus e o isolamento social se estendeu pelos continentes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgava um guia de cuidados para a saúde mental. A previsão feita pela instituição três anos antes parecia profética: até 2020, a depressão chegaria ao patamar de doença mais incapacitante em todo o mundo.

Estima-se que mais de 120 milhões de pessoas sofram com a depressão no mundo. No Brasil, são 11 milhões, 6% da população. Mais do que nunca, uma vida saudável requer cuidados físicos e mentais. Falar sobre isso é fundamental o ano inteiro e, especialmente, no Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro.

Destinar momentos no dia para cuidar de si mesmo ajuda a aliviar a ansiedade, um transtorno que afeta uma a cada dez pessoas, segundo a OMS. Outras doenças mentais também podem ser agravadas pela pressão e incerteza causadas pela pandemia.

Conheça 10 hábitos que vão ajudá-lo a manter em dia a saúde da sua mente!

1. Deixe as preocupações de lado

Família, trabalho, finanças e uma série de outros problemas costumam tirar o nosso sossego. Mas perder noites de sono por causa deles nunca foi nem será a melhor solução. Não deixar as preocupações virarem o centro da sua vida é uma das dicas mais importantes quando se fala em saúde mental.

2. Dedique um tempo a você

Mesmo em meio à correria do dia a dia, é extremamente importante reservar momentos somente para você. Por exemplo, dedique um tempo para caminhar sozinho no parque, ir às compras, assistir ao seu programa de TV favorito, enfim, fazer alguma coisa que lhe dê prazer.

3. Priorize o lazer

Ainda que seu trabalho lhe cobre demasiadamente, fuja das horas extras e jamais abra mão das suas férias. É extremamente importante ter períodos de descanso. Somente assim é possível refrescar a mente e se preparar para novos desafios.

4. Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos estimula a liberação de neurotransmissores diversos, que têm como função:

● Proporcionar bem-estar;

● Eliminar sintomas de ansiedade e estresse;

● Reduzir o risco de transtornos mentais.

Escolha uma atividade ou esporte que lhe traga prazer, e pratique-o ao menos três vezes por semana.

5. Durma bem

Ter uma boa noite de sono também é essencial quando se fala em saúde da mente. Embora cada pessoa tenha uma quantidade de horas necessárias para se sentir bem, recomenda-se que este valor seja superior a seis horas diárias. Se você tem enfrentado problemas para pegar no sono, seguem algumas dicas:

● Não pratique exercícios nas cinco horas que antecedem seu momento de dormir;

● Evite bebidas estimulantes (como café);

● Apague todas as luzes antes de se deitar;

● Não leve o celular para a cama.

Quando a insônia persistir, busque um médico, para que o uso de remédios seja considerado.

6. Se cobre menos

A busca constante por evolução é algo intrínseco do ser humano, mas cobranças excessivas são prejudiciais à saúde. Algumas maneiras de reduzir a pressão colocada sobre si mesmo são:

● Não se compare a outras pessoas;

● Fuja de ambientes extremamente competitivos;

● Não se espelhe em padrões sociais.

A melhor maneira de crescer é buscando melhorar-se diariamente.

7. Esqueça as redes sociais

Com isso, surgem comparações a modelos de “vida perfeita”, exibidos por influenciadores digitais e que, na verdade, não passam de aparências. Se o uso desses aplicativos lhe faz mal, pode ser hora de reduzir o tempo de navegação ou mesmo apagá-los do seu celular. 

8. Alimente-se bem 

A alimentação saudável também ajuda a manter a saúde mental em dia. Sendo assim, é muito importante: 

● Preferir alimentos naturais, como vegetais e frutas; 

● Evitar produtos excessivamente industrializados; 

● Beber muita água. 

Sempre que possível, busque a orientação de um nutricionista para realizar a dieta adequada às necessidades do seu organismo. 

9. Faça terapia 

A realização de terapia com um psicólogo é uma maneira saudável de organizar os seus pensamentos e manter a saúde mental em dia. Diferentemente do que muitos pensam, este profissional não precisa ser buscado apenas quando há um distúrbio instalado. Pelo contrário, a terapia pode ser uma maneira de prevenir-se da ansiedade e da depressão.

10. Busque ajuda 

Quando sua saúde mental não estiver da maneira que você gostaria, pode ser hora de buscar ajuda médica. Procure um profissional de sua confiança e solicite atendimento. Transtornos mentais são doenças que merecem ser investigadas e tratadas da maneira adequada!

Consultoria: Sabrina Costa, coordenadora técnica de Enfermagem da FeSaúde