Um olhar interno sobre o funcionamento do drive-thru de vacinação da UFF

Diante dos inúmeros desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus em nosso país, sobretudo no Sistema Único de Saúde (SUS), a cidade de Niterói, conta com mais uma estratégia nesta luta: os pontos de vacinação na modalidade drive-thru. Este modelo, além de ampliar o acesso à vacinação, diminui a sobrecarga das UBS, policlínicas e PMF. Neste serviço de saúde, o cidadão comparece de carro, não necessitando sair do veículo para receber a dose, sendo rapidamente atendido com segurança, tanto para o usuário como para os profissionais de saúde envolvidos.

Logo na entrada do drive-thru, o usuário é recebido por profissionais com cordialidade, sempre obedecendo às normas de segurança contra o contágio pelo vírus. Após a verificação do documento de identificação, o usuário é direcionado para uma fila única de veículos, onde é realizado o seu cadastro. 

No seguimento, outros profissionais organizam a entrada dos veículos, para os 8 pontos de aplicação da vacina, onde as normas de boas práticas são cuidadosamente seguidas. O procedimento de aplicação pode ser observado tanto pelo usuário que receberá a vacina quanto pelos outros passageiros que estiverem no veículo. Nessa etapa, o técnico de enfermagem, responsável pela aplicação, está orientado a demostrar e explicar todo o processo, desde a utilização de seringa e agulha descartáveis até a aspiração e aplicação do imunizante. Finalizada a aplicação, o usuário recebe seu comprovante de vacinação e é orientado quanto ao retorno para a segunda dose, quando for o caso.

A equipe chega cedo para organizar seus postos de trabalho e repassar os procedimentos de cada ponto de acesso, sendo nítido o entusiasmo e o brilho no olhar, provenientes da certeza de fazer parte de uma etapa fundamental na história SUS, onde a manutenção da vida e o bem estar das pessoas são os objetivos a serem alcançados.

A modalidade de imunização drive-trhu, tem se mostrado uma experiência eficaz para vacinação em massa, principalmente diante da necessidade de se evitar aglomerações.  Já para os profissionais que estão atuando nesta frente de trabalho, a experiência na vacinação contra a Covid-19, tem se mostrado única. O sentimento no final do dia é de dever cumprido com a profissão e com a sociedade.