A acessibilidade e a inclusão são temas cada vez mais discutidos e presentes em toda a sociedade, tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo o último levantamento populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em  2010 (Censo de 2010), mais de 40 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. 

Esse elevado número demonstra a necessidade de ações e medidas que tenham como objetivo uma maior inclusão e qualidade de vida para esses indivíduos, com acesso facilitado, principalmente, à educação, lazer e saúde. Por esse motivo, o mês de dezembro é dedicado para a abordagem desse assunto a fim de conscientizar e demonstrar a necessidade de promover ações que garantam esses direitos em todos os espaços, sejam eles públicos ou privados. 

Duas datas específicas merecem destaque nesse período: os dias 3 e 5 de dezembro.  

03/12 - Dia internacional da luta das pessoas com deficiência 

O dia 3 de dezembro é conhecido mundialmente como o "Dia Internacional das pessoas com deficiência". Essa data comemorativa foi criada pelas Nações Unidas e tem como tema central promover a conscientização e mobilização de toda a população mundial em prol do bem-estar, dos direitos e também da dignidade dos indivíduos portadores de deficiência. 

Esse dia, instituído em 1992, atua ainda na defesa dos Direitos Humanos desses cidadãos e homenageia a luta e as conquistas alcançadas ao longo dos anos para a melhoria na qualidade de vida e inclusão dessas pessoas na sociedade.  

05/12 - Dia da Acessibilidade 

O 5º dia do mês de dezembro foi instituído como "Dia da Acessibilidade", tendo como principal objetivo estimular debates e ações com o intuito de construir uma sociedade mais solidária e inclusiva, por meio da equidade e acesso à oportunidades. 

Em um texto publicado no site da Biblioteca Virtual de Saúde, o Ministério da Saúde explica que “(...) a condição que garante o acesso sem barreiras a ambientes, materiais, serviços e informações para qualquer pessoa vai muito além. Envolve também estratégias de comunicação e até mesmo a forma como nos portamos frente às diferenças”. 

FeSaúde: em compromisso com a acessibilidade e inclusão 

Imagem: Freepik 

No mês da acessibilidade, alguns funcionários da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), representando as diretorias da instituição, mostram a sua percepção sobre a relevância e necessidade de garantir o acesso em todos os momentos e situações. 

Diretoria Geral e Compliance 

Adriane Fablicio, gerente de Controle Interno, Riscos e Compliance, explica um pouco sobre a história da fundação e seu compromisso com o acesso e inclusão: 

“A FeSaúde, desde o seu nascimento, se preocupa com a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. Atualmente a Diretoria Executiva estabeleceu por Resolução a criação de um Grupo de Trabalho composto por representantes de diversas Diretorias para a construção coletiva de uma política de acessibilidade e inclusão na fundação (...) Por intermédio do grupo de trabalho pretendemos disseminar ações para que a FeSaúde seja inclusiva e acessível. Uma diretriz já foi alcançada por intermédio das cotas no concurso público; entretanto o tema requer que a cultura institucional garanta além do acesso, a manutenção desses profissionais na instituição”. 

Segundo ela, a gerência de Controle Interno, Riscos e Compliance acredita que “falar em inclusão da pessoa com deficiência é falar em dignidade e cidadania”. Adriane explica que o Compliance, muito além de observar as questões contábeis e financeiras da instituição, se preocupa como a instituição trata seus funcionários ou os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalha pelo diálogo e convida a todos os funcionários se tornarem "anticapacitistas".  

Diretoria de Atenção à Saúde 

O supervisor administrativo do CAPS-AD ALameda, Ronny Peterson Lourenço Pereira, afirma que “ promover acessibilidade e falar sobre esse tema tão caro é cada dia mais importante, pois existe um limbo histórico na oferta desse acesso”. Ele completa que uma das principais barreiras a serem derrubadas para o avanço dessa política é acabar com o preconceito e a falta de informação, entendendo como, no nosso dia a dia, podemos promover o acesso às pessoas com deficiência é sem dúvida um grande e importante passo. “O acesso vai muito além das questões físicas, estruturais, mas é olhar pelo prisma de todas as dimensões que incluem também o acesso a linguística, tecnológica, de comunicação, de natureza entre outras formas de garantias da acessibilidade”, diz Ronny. 

O supervisor do CAPS-AD Alameda ainda explica como a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) tem atuado para promover a acessibilidade: 

“Estamos programando momentos de Educação Permanente para discutir internamente como nós, que fazemos a Fundação Estatal de Saúde de Niterói, garantimos acessibilidade em suas variadas vertentes, inicialmente ao usuário que já faz parte do cuidado e a posteriormente levar o acesso a todos que necessitem circular sem barreiras e com dignidade, incluindo para os funcionários da fundação. (...) Nesse ponto, percebemos como devemos avançar nas ofertas de acesso de forma equânime às pessoas com deficiência, de modo que não passe pelo viés do vitimismo, mas pela garantia dos direitos constitucionais do ser humano”. 

Imagem: Freepik 

Diretoria de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento

Para Mariana Oliveira Amaral, assessora de Saúde e Segurança do Trabalho, o tema é desafiador visto que a acessibilidade é bem ampla, não se restringindo apenas às questões estruturais, mas também abrangendo o grande desafio da promoção da comunicação fácil e inclusiva. 

De acordo com Mariana, “nosso objetivo é garantir uma estrutura acessível e ferramentas comunicacionais adequadas para o colaborador com deficiência ou mobilidade reduzida exerça suas atividades com autonomia. Nossas metas são:  garantir a aplicação da reserva de vagas para pessoa com deficiência em concursos públicos; sensibilizar os/as colaboradores/as sobre o direito das pessoas com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho”.  

“Acessibilidade é tornar o mundo melhor para todos”, afirma a assessora de Saúde e Segurança do Trabalho. 

Diretoria Administrativa e Financeira  

A supervisora de compras da Diretoria Administrativa e Financeira da FeSaúde, Estela de Carvalho Lara, explica que na Diretoria Financeira “enxergamos a acessibilidade como algo essencial, não apenas para a FeSaúde mas para todos os âmbitos da sociedade. Acreditamos que fornecer um acesso facilitado para as pessoas que têm necessidades especiais é fundamental, não só para garantir uma maior inclusão na sociedade e no mercado de trabalho, mas também como forma de humanizar esses indivíduos. 

Ela acrescenta ainda que “nossas metas e objetivos principais são de garantir a sustentabilidade e manutenção de todos os profissionais que precisam de um olhar especial e que estão em uma situação de maior vulnerabilidade social, por meio de ações que não se restrinjam a questões técnicas, mas também para questões mais humanas e de relações sociais, permitindo que esses indivíduos sejam tratados sempre com respeito e empatia, que, para mim, são grandes pilares”. 

Diretoria de Inovação, Tecnologia e Gestão da Informação 

Para o diretor de Inovação, Tecnologia e Gestão da Informação, Antonio Carlos Brito a FeSaúde vem apostando no combate expresso às barreiras que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias, com a busca por recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços tecnológicos que maximizem sua qualidade de vida e a redução das desigualdades.  

Ainda segundo Brito, é preciso reafirmar a necessidade de que todas as pessoas com deficiência tenham a garantia de poder desfrutar da interdependência e da universalidade do uso e acesso aos serviços digitais plenamente e sem discriminação: 

"Esse é um objetivo estratégico a ser alcançado, de forma que o atendimento e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência aconteçam de fato, os seguintes benefícios são esperados da adequação de acessibilidade do Portal da FeSaúde: transparência de dados; inclusão social; modernização da máquina pública; acesso pelo cidadão, de qualquer lugar e qualquer momento, por meio da rede mundial de computadores, aos recursos e informações disponibilizados".


.