A acessibilidade e a inclusão são temas cada vez mais discutidos e presentes em toda a sociedade, tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo o último levantamento populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em 2010 (Censo de 2010), mais de 40 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.
Esse elevado número demonstra a necessidade de ações e medidas que tenham como objetivo uma maior inclusão e qualidade de vida para esses indivíduos, com acesso facilitado, principalmente, à educação, lazer e saúde. Por esse motivo, o mês de dezembro é dedicado para a abordagem desse assunto a fim de conscientizar e demonstrar a necessidade de promover ações que garantam esses direitos em todos os espaços, sejam eles públicos ou privados.
Duas datas específicas merecem destaque nesse período: os dias 3 e 5 de dezembro.
03/12 - Dia internacional da luta das pessoas com deficiência
O dia 3 de dezembro é conhecido mundialmente como o "Dia Internacional das pessoas com deficiência". Essa data comemorativa foi criada pelas Nações Unidas e tem como tema central promover a conscientização e mobilização de toda a população mundial em prol do bem-estar, dos direitos e também da dignidade dos indivíduos portadores de deficiência.
Esse dia, instituído em 1992, atua ainda na defesa dos Direitos Humanos desses cidadãos e homenageia a luta e as conquistas alcançadas ao longo dos anos para a melhoria na qualidade de vida e inclusão dessas pessoas na sociedade.
05/12 - Dia da Acessibilidade
O 5º dia do mês de dezembro foi instituído como "Dia da Acessibilidade", tendo como principal objetivo estimular debates e ações com o intuito de construir uma sociedade mais solidária e inclusiva, por meio da equidade e acesso à oportunidades.
Em um texto publicado no site da Biblioteca Virtual de Saúde, o Ministério da Saúde explica que “(...) a condição que garante o acesso sem barreiras a ambientes, materiais, serviços e informações para qualquer pessoa vai muito além. Envolve também estratégias de comunicação e até mesmo a forma como nos portamos frente às diferenças”.
FeSaúde: em compromisso com a acessibilidade e inclusão