No último dia 5 de março, o Fórum Intersetorial de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência de Niterói realizou mais um encontro, desta vez com a cultura como tema central. O evento, sediado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reuniu mais de 50 participantes, incluindo parceiros e defensores engajados na proteção e cuidado das juventudes em situação de vulnerabilidade no município.

Durante o encontro, a subsecretária das Culturas de Niterói, Daniela Araújo, trouxe informações cruciais sobre investimentos e iniciativas culturais na cidade, abordou a experiência do edital Saúde e Cultura, além de elucidar sobre outros editais e oportunidades de acesso para toda a comunidade.

A BEM-TV também teve participação ativa no evento, com Paula Latge apresentando os serviços oferecidos pela instituição. Latge compartilhou sua experiência no trabalho com crianças, adolescentes e jovens, destacando a interseção entre cultura, comunicação e cuidado.

A coordenadora do Pontão Vivo, Thais Amaral, complementou a discussão ao falar sobre o trabalho desenvolvido com adolescentes e jovens em microteias, identificando pontos de cultura popular e territorial na cidade. As contribuições da psicóloga Giulia Mangeli e do assistente social Douglas Campos, ambos da BEM-TV, enriqueceram ainda mais o debate.

Após as apresentações, o Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara, representado pela oficineira Fabiana, compartilhou suas atividades e estimulou o grupo a pensar em iniciativas para atender o público-alvo da unidade.

A discussão prosseguiu com a organização do próximo fórum, agendado para o dia 9 de abril, no mesmo local. Desta vez, o tema será a garantia de direitos para as crianças e adolescentes do município que se encontram em situação de rua e vulnerabilidade social.

"O fórum tem se consolidado como um espaço relevante para a construção de redes de apoio e o intercâmbio de ideias sobre as necessidades dessa população vulnerável em Niterói", ressalta a coordenadora regional de Atenção Psicossocial da FeSaúde, Késia Regina Souza.