A Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), participou no mês de agosto, pela primeira vez, do encontro dos Comitês Territoriais Integrados (COTI) - espaços de articulação entre as Secretarias Municipais de Niterói com os equipamentos e serviços públicos. O objetivo é institucionalizar um trabalho territorializado e que abranja várias esferas, como educação, saúde, cultura, assistência social, esporte e lazer.

Na reunião conjunta, realizada no último dia 19, a FeSaúde apresentou seus representantes nos comitês. A gerente de Atenção Primária à Saúde da FeSaúde, Brena Tostes, detalha como tem sido a contribuição da fundação:

“Recentemente fizemos a indicação dos profissionais da FeSaúde que irão compor cada um desses comitês e essa foi a primeira reunião que participamos após a escolha dos representantes. Durante o encontro, tivemos a oportunidade de apresentar a fundação e o nosso escopo de atuação, além dos nossos equipamentos e Unidades de Saúde espalhadas pela cidade”.

Para Brena Tostes, a criação dos COTIs é uma importante estratégia para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Entendo que os Comitês institucionalizam uma prática que já é característica tanto da Atenção Primária à Saúde (APS) quanto da Atenção Psicossocial, que é a promoção da saúde com enfoque em um trabalho territorializado e intersetorial”.

A gerente ainda destaca que essa territorialização é fundamental para realizar o acompanhamento mais próximo dos indivíduos e suas famílias. Nesse sentido, por meio da articulação entre as Secretarias Municipais, os COTIs possibilitam a implementação de ações mais abrangentes e que produzam um cuidado ainda mais qualificado.