A Ouvidoria Itinerante consolidou-se como um canal democrático e participativo, onde os cidadãos são ouvidos de forma humanizada e suas demandas encaminhadas com agilidade para os setores responsáveis. Com atuação nos Módulos de Médico de Família (PMFs) e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o projeto é realizado em horários e locais previamente divulgados, garantindo que populações historicamente vulneráveis e com acesso restrito ao SUS possam ser ouvidas.
“Além de escutar os cidadãos, a Ouvidoria desempenha um papel essencial no fortalecimento do controle social, funcionando como um elo entre a sociedade e a gestão pública. Dessa forma, estimula uma participação política mais ativa, ajudando na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de saúde”, afirma Thais Marchon, ouvidora da FeSaúde.
Moacir Germano, Assistente Administrativo da FeSaúde, que participou dos atendimentos realizados na Ouvidoria Itinerante, compartilha os desafios iniciais: “Com paciência e dedicação, conseguimos mostrar que a Ouvidoria não é um espaço de punição, mas um canal que ajuda tanto os pacientes quanto os profissionais,” pontua.
Thais Marchon ressalta que a divulgação do uso dos canais da Ouvidoria foi um dos grandes avanços do projeto:
“Os cidadãos têm se sentido mais encorajados a utilizar os recursos disponíveis, como WhatsApp, e-mail, formulário eletrônico e atendimento presencial, tanto para apresentar sugestões e elogios quanto para registrar reclamações ou denúncias”.