O Drive-Thru de vacinação da UFF, uma parceria entre a Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói (SMS), implementado no Campus Gragoatá, completou oito meses de funcionamento no último dia onze (11). 

A estratégia de vacinação e testagem é um projeto que teve como objetivo central facilitar o acesso à imunização contra a Covid-19, além de ser uma forma mais democrática de aplicar os testes que identificam a infecção pelo novo coronavírus. 

Mário Ronconi, conhecido na universidade como professor Ronconi, ocupa atualmente o cargo de superintendente de operações e manutenção, atuando na administração central da UFF. 

Com cerca de 38 anos de atuação na instituição, o professor e também Médico Veterinário, formado na UFF, em 1982, diz que essa é a primeira experiência que teve com a implementação de um drive-thru dentro da universidade. Porém, ele ressalta que: 

“Com o drive, a população niteroiense pode sentir, mais diretamente, a atuação da universidade em prol deles”. 

A implementação do Drive-Thru 

Entre os responsáveis pela gestão e execução do drive está o superintendente de operações e manutenção da UFF, o professor Mário Ronconi. Em entrevista ao portal da FeSaúde, o superintendente dá mais detalhes sobre a implementação e o funcionamento do drive: 

"Inicialmente, o drive-thru tinha a finalidade de ser um ‘projeto piloto’ que, de acordo com o reitor da universidade, duraria apenas 48h. Fui avisado no dia anterior que haveria a presença do prefeito na universidade. Então, ao chegar no campus, tive que produzir faixas e organizar os locais para atender a prefeitura de Niterói e a FeSaúde, além de disponibilizar um lugar em que pudesse ser feita a vacinação, a princípio, dos idosos”. 

Com o sucesso na implementação e execução, o projeto piloto foi finalmente aprovado. Assim, no dia 11/02/2021, as atividades no drive de vacinação do campus Gragoatá se iniciaram, tendo como público-alvo a população idosa. Com a consolidação da estratégia, as atividades estão mantidas até os dias de hoje, sendo que outros grupos populacionais foram incorporados e atendidos.