Em prol do cuidado à saúde das mulheres de Niterói, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar mais um Dia Delas. No dia 26 de julho (sábado), das 8h às 17h, todas as unidades vinculadas à Atenção Primária à Saúde (APS) abrirão suas portas, e estarão inteiramente dedicadas à saúde da mulher, à prevenção e ao combate do câncer de colo de útero, e à conscientização da doença, seus sintomas, tratamentos e vacinação.
A ação acontecerá no dia 26 de julho (sábado) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Módulos do Programa Médico de Família, das 8h às 17h.
No Dia Delas, além de orientações e de um acolhimento integral e humanizado, os atendimentos e serviços ofertados incluirão: coleta de exame preventivo (Papanicolau); realização de exame clínico das mamas; solicitação de mamografia; vacinação; e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforçou o convite às mulheres da cidade, salientando a importância do acompanhamento da saúde feminina por todo ano, de maneira ampliada.
“Cuidar da sua saúde é um ato de amor-próprio e de autocuidado, então aproveite este Dia Delas para reforçar esse cuidado, faça os exames preventivos e busque orientação profissional, pois sua saúde também é prioridade. Reserve esse dia para se olhar com carinho, e participar dessa ação em prol da saúde das mulheres em nossa cidade”, salientou a secretária.
Para as mulheres, entre 25 e 64 anos, é necessário realizar o exame citopatológico (Papanicolau). Se a lesão precursora for identificada, a paciente deve ser encaminhada para colposcopia, exame ginecológico em que será analisado o colo do útero por meio de uma lente de aumento e em seguida, o médico aplicará substâncias que irão ressaltar as alterações de superfície do colo do útero.
O vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), Alan Castro, enfatiza a importância dos exames preventivos, que fazem total diferença no acompanhamento da saúde feminina.
“O exame preventivo é seguro, rápido e pode detectar alterações antes que a doença se desenvolva, mesmo o câncer de colo do útero sendo uma doença silenciosa, ele pode ser evitado e detectado através desse simples exame. Então aproveite o Dia Delas, procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência, e lembre-se, a prevenção é um gesto de coragem e cuidado”, reforçou o vice-presidente.
“Estamos convocando todas as mulheres para estarem presentes no dia 26, em uma programação especial totalmente voltada para elas. Será um momento de cuidado, com serviços de saúde exclusivos para o público feminino, além de atividades pensadas com foco no bem-estar da mulher. É fundamental que cada mulher compreenda a importância de cuidar da própria saúde. Muitas vezes, são elas as cuidadoras de toda a família — e, por isso, precisam de um momento para olhar para si. Venham, participem, esse momento é todo de vocês”, afirmou Maria Célia Vasconcelos, Diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde).
O câncer de colo de útero – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre a população feminina e está relacionada à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papiloma vírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18. Por isso, é sempre necessário reforçar a importância da prevenção.
Público alvo da vacinação contra o HPV, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde:
– Meninas e meninos de 9 a 14 anos (13 anos, 11 meses e 29 dias);
– Homens e mulheres transplantados;
– Pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia;
– Vítimas de violência sexual;
– Jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids.
Serviço: Dia Delas
Data: 26 de julho
Horário: 8h às 17h
Locais: Todas as Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família. Para ver os endereços, clique em Unidades Básicas de Saúde ou Módulos do Programa Médico de Família