Nesta quinta-feira (2), a Gerência de Atenção Primária à Saúde da FeSaúde se reuniu com enfermeiros líderes dos módulos do Programa Médico de Família de Niterói na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). A reunião teve como objetivo a manutenção do alinhamento do corpo gestor do PMF e o alinhamento de questões técnico-assistenciais e gerenciais.

A principal pauta do encontro foi a discussão sobre modelos de recepção e acolhimento nas unidades de atenção primária, considerando as especificidades e diferenças no porte das unidades do PMF atualmente. Brena Tostes, Gerente de Atenção Primária à Saúde da FeSaúde, destacou a importância de se desenvolver uma modelagem de acolhimento que atenda às necessidades das diferentes unidades do PMF.

"Atualmente, temos unidades do PMF com uma equipe de Saúde da Família e outras com até seis equipes. E é uma diferença muito significativa para termos apenas um modelo de atendimento e recepção", afirmou Tostes.

Essa etapa de discussão com os enfermeiros líderes é apenas o início dos trabalhos sobre o tema. A segunda etapa pretende envolver todos os profissionais do PMF. 

"É fundamental que todos os profissionais estejam envolvidos nesse processo, para que possamos desenvolver um modelo de acolhimento que atenda às necessidades de cada unidade e, consequentemente, ofereça um atendimento de qualidade aos pacientes", completou Tostes.

A reunião foi considerada muito produtiva pelos participantes, que destacaram a importância de discutir questões técnicas e gerenciais para aprimorar o atendimento nas unidades de atenção primária do PMF.