A cidade de Niterói iniciou uma nova fase em prol da saúde e educação. Na manhã desta quinta-feira (9), a escola UMEI Governador Eduardo Campos, localizada no Maria Paula, foi palco do lançamento do projeto EducaSaúde. O projeto é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Niterói, e conta com suporte técnico fundamental da FeSaúde por meio das equipes do Programa Médico de Família (PMF).

O EducaSaúde visa primordialmente fomentar a promoção da saúde de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Seu enfoque é fortalecer as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), principalmente em relação as atividades de vacinação e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável e combate à obesidade e desnutrição.

Destacando sua amplitude, o projeto abrange 79 escolas municipais de Niterói. Deste total, 77 estão inseridas na área de cobertura do PMF. Nestas instituições, as equipes do PMF, sob gestão da FeSaúde, encabeçarão as iniciativas de vacinação e antropometria.

Brena Tostes, Gerente de Atenção Primária à Saúde da FeSaúde, realçou o comprometimento da equipe. "Estamos estruturados para atuar em todas as escolas semanalmente, seguindo um cronograma intenso que tem como meta avaliar 100% dos alunos até outubro", afirmou Tostes. A Gerente ainda ressaltou o envolvimento ativo da FeSaúde desde as etapas iniciais. "Desde o planejamento e integração com o Programa Saúde na Escola (PSE), até a preparação das equipes, estivemos presentes. Agora, nos dedicamos à execução e ao monitoramento contínuo do projeto", explicou.

O lançamento do EducaSaúde consolida um compromisso conjunto das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, com o respaldo técnico da FeSaúde, em direcionar esforços para garantir uma juventude mais saudável e consciente em Niterói.