A Prefeitura de Niterói inaugurou no último sábado (10) as obras de reforma do Módulo Médico de Família Vilma Espin, localizado na Vila Ipiranga, Zona Norte da cidade. A unidade, que atende uma população de 8.085 pessoas, foi completamente revitalizada para oferecer serviços de saúde com ainda mais qualidade e conforto à comunidade local.

O prefeito Axel Grael esteve presente na cerimônia de entrega, acompanhado pela secretária de Saúde, Anamaria Schneider, e pelo diretor-geral da FeSaúde, Pedro Lima. Durante a visita às novas instalações, eles destacaram a importância da reforma para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no município.

A unidade agora conta com uma equipe ampliada, composta por cinco médicos, incluindo um preceptor devido à área ser um polo de Residência em Medicina de Família, cinco enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dez Agentes Comunitários de Saúde, um assistente administrativo e um coordenador de serviços. Com a reforma, a unidade passou a contar também com uma segunda equipe de saúde bucal, ampliando significativamente o atendimento odontológico na região.

As melhorias estruturais incluem seis consultórios, uma sala de saúde bucal equipada com duas cadeiras odontológicas, além de espaços de apoio e uma Sala dos Agentes Comunitários de Saúde. A obra abrangeu a reforma completa das instalações elétricas e da rede lógica, substituição do telhado, climatização de todos os ambientes e a aplicação de novos revestimentos.

A acessibilidade foi uma prioridade, com a instalação de sanitário para pessoas com deficiência (PCD) e um elevador para facilitar o acesso ao segundo pavimento da unidade. Além disso, foram adquiridos novos mobiliários e itens de comunicação visual interna e externa, garantindo um ambiente mais moderno e funcional.

Durante o período de reformas, a equipe do PMF Vilma Espin foi temporariamente alocada em um imóvel na Travessa Dona Júlia, 29. Para manter a continuidade do atendimento, foram implementadas estratégias como o uso da Biblioteca Municipal para atividades de acompanhamento, intensificação das visitas domiciliares e parcerias com escolas locais. Os serviços odontológicos foram mantidos por meio de uma colaboração com o Módulo Médico de Família Coronel Leôncio.

A reforma do PMF Vilma Espin foi realizada em constante diálogo com a comunidade local, reforçando o compromisso da Prefeitura de Niterói com a participação social e a melhoria contínua dos serviços de saúde.