A Prefeitura de Niterói realizou, nesta quinta-feira (11), a inauguração do módulo renovado do Programa Médico de Família (PMF) do Bernardino, situado no bairro do Fonseca, zona norte da cidade. O evento contou com a participação especial da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em uma cerimônia marcada pela importância do fortalecimento da saúde pública local.

O investimento de aproximadamente R$ 350 mil possibilitou a revitalização completa da unidade, que já atende mais de 5 mil pessoas desde sua inauguração em 2011. A presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a relevância do trabalho desenvolvido em Niterói.

Em seu discurso, o prefeito Axel Grael enfatizou a relevância do Programa Médico de Família para a cidade e ressaltou seu impacto no cenário nacional. "O Médico de Família foi um grande avanço e um grande legado de Niterói para o Brasil, porque começou aqui e foi para outras cidades, estados e até mesmo como modelo para as políticas públicas nacionais. Este ano, Niterói completa 450 anos e estruturamos o maior ciclo de investimentos para a cidade. Na área da saúde, teremos a implantação de novas unidades, a recuperação de praticamente todas as unidades do médico de família, modernização e digitalização de todos os nossos procedimentos. Quero ressaltar que prezamos muito essa relação institucional porque quando as instituições trabalham juntas, o resultado é muito melhor, e quando as instituições disputam, quem perde é a população", destacou Grael.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, também enalteceu as transformações ocorridas em Niterói nos últimos anos. Ele destacou o progresso alcançado pela cidade, que se tornou pioneira em diversas áreas, incluindo o movimento sanitário brasileiro e a implantação do projeto do Wolbachia, que obteve excelentes resultados no combate à dengue. Neves expressou seu orgulho em receber a Ministra da Saúde em Niterói e reafirmou o compromisso de trabalho conjunto.

Durante sua participação, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, elogiou os esforços de Niterói em vários programas e ressaltou a importância da mobilização da comunidade científica em situações de emergência em saúde. "O mundo hoje discute um tratado para futuras emergências em saúde. Qual o segredo desse trabalho? O primeiro é mobilizar a comunidade científica para respostas, mas saber que as respostas não são únicas, elas envolvem muitos fatores. E aqui em Niterói houve o cuidado epidemiológico e houve proteção social. Niterói, como eu disse, é um exemplo em vários programas. Vejo esse momento de hoje como um marco de um processo de intenso trabalho do município e, da parte do Ministério da Saúde, como uma reafirmação do compromisso de seguirmos juntos. Minha fala aqui é de afirmação de compromisso e de agradecimento. Como carioca, sinto orgulho de Niterói!", declarou a ministra.

A unidade do PMF do Bernardino passou por uma completa renovação, recebendo mobiliário e equipamentos médicos e odontológicos novos. Diversos ambientes foram entregues completamente revitalizados, incluindo recepção/espera, sanitários, consultórios, sala de saúde bucal, sala de observação clínica, sala de vacina, sala de procedimentos, administração e outros espaços essenciais para o atendimento eficiente e confortável da população.

Anamaria Schneider, secretária municipal de Saúde, destacou o compromisso da prefeitura com a saúde pública e o histórico de Niterói como pioneira e referência no setor. "Esse é um novo ciclo de entrega. Niterói tem uma história muito bonita na saúde pública, é pioneira e precursora do movimento sanitário brasileiro e uma referência para a saúde pública no Brasil. Niterói é uma cidade progressista, que tem história e que vai avançar cada vez mais com a seriedade, com a dedicação e o compromisso que a prefeitura tem com a sua população", afirmou Schneider.

A inauguração da unidade foi recebida com entusiasmo pela presidente da Associação de Moradores do Bernardino, Denise Viana, que agradeceu em nome da comunidade. Viana enfatizou a importância do trabalho em equipe e o benefício que a nova unidade trará para toda a região do Fonseca.

Atualmente, o PMF do Bernardino conta com três equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, atendendo a 5.025 pessoas cadastradas. A unidade agora está totalmente adaptada às normas de acessibilidade, incluindo sanitários adequados, piso tátil e corrimãos metálicos.

Os investimentos na saúde em Niterói têm sido uma prioridade para a Prefeitura, que desde 2013 vem aprimorando o Programa Médico de Família. A cobertura do programa nas áreas vulneráveis do município subiu de 59% para 83% desde então. Niterói foi pioneira ao implementar o Médico de Família, baseado na experiência cubana de medicina familiar, e hoje cerca de 200 mil usuários são cadastrados no PMF da cidade. A Prefeitura planeja reformar 70 unidades até 2024, com um investimento total de R$ 260 milhões em reformas, ampliações, construções e renovação de equipamentos e mobiliários. A renovação das unidades do PMF é uma parte fundamental desses esforços, com a previsão de reforma de 30 unidades nos próximos três anos.

As obras realizadas no PMF do Bernardino representam um importante avanço no cuidado com a saúde da população niteroiense. Com instalações modernas e bem equipadas, a unidade está pronta para atender às necessidades dos moradores, oferecendo serviços de qualidade e promovendo o bem-estar de todos.