O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de Junho, foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das práticas mais sustentáveis e da preservação do meio ambiente. 

A data, que faz parte do calendário oficial da ONU - Organização das Nações Unidas -, foi escolhida graças à Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, também conhecida como Conferências de Estocolmo, que ocorreu no dia 05 de Junho de 1972. Desde então, essa data serve como símbolo e alerta para a necessidade de medidas que priorizem o bem-estar do planeta como um todo. 

Os seres humanos, de forma geral, causam diversos impactos ambientais diariamente. Desmatamento, emissão de gases poluentes na atmosfera, queimadas, caça predatória de animais, utilização excessiva de recursos não renováveis como fonte energética, dentre tantas outras, são algumas das atividades que deixam “marcas” e prejudicam todas as formas de vida do nosso planeta – incluindo o ser humano. 

Consequências da intervenção humana no meio ambiente 

O modo de viver, principalmente urbano, muitas vezes não leva em consideração os hábitos de vida sustentáveis. Isso faz com que a poluição aumente de forma generalizada no mundo todo. 

Apesar de as consequências geralmente estarem relacionadas com o meio ambiente e com seus ecossistemas, elas também afetam diretamente a população. A poluição da água, por exemplo, é responsável por diversas doenças e mortes, não apenas no Brasil, como também no mundo. Dessa forma, evitar hábitos negativos para a boa manutenção do meio ambiente é essencial, não só para proteção do planeta, mas também da vida humana. 

Seis atitudes diárias que ajudam o meio ambiente 

A conscientização da população é o pontapé inicial para reduzir os diversos impactos ambientais causados pela atividade humana. Atitudes simples e diárias, mesmo que pareçam pequenas, são essenciais para garantir maior preservação dos ecossistemas. 

Confira aqui algumas destas atitudes diárias que auxiliam na manutenção e restauração do meio ambiente: 


Economize energia 

A energia pode ser obtida de diversas fontes, seja ela eólica, hidrelétrica, solar, entre outras. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no Brasil, a principal fonte de energia usada provém de fontes hidrelétricas.  

Fonte: Pixabay 

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a hidroeletricidade corresponde a cerca de 66,1% da matriz energética nacional. 

Esse tipo de fonte de energia requer a construção de represas, que causam impactos socioambientais significativos. Dessa forma, quanto mais energia utilizada, maior a necessidade de aumentar as fontes de matriz energética, podendo causar ainda mais prejuízos ao meio ambiente. 

Não desperdice comida 

Segundo dados disponibilizados pela ONU através do “Índice de Desperdício de Alimentos 2021”, cerca de 17% dos alimentos que são produzidos em todo o mundo foram parar no lixo.  

Além do gasto energético desnecessário para a produção desses alimentos, o desperdício tem grandes impactos no aumento do lixo, em especial do lixo urbano, contribuindo com a poluição ambiental. 

Por isso, fazer o consumo consciente dos alimentos, evitando a compra e ou preparação desnecessária, são pontos essenciais para evitar que eles acabem indo parar no lixo. 

Evite o uso do carro, quando puder 

Os carros e outros veículos automotivos, como as motos, são um dos grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera, contribuindo para a destruição da camada de ozônio, bem como para o aumento do efeito estufa e aquecimento global. 

Por isso, o ideal é que seja priorizado o uso de transportes coletivos, tanto para reduzir o volume de veículos e trânsito nos grandes centros urbanos, quanto para diminuir a poluição do ar. Além disso, o uso de outros meios de transporte sustentáveis, como as bicicletas, são alternativas muito boas, caso seja possível. 

Economize papel 

Apesar de o papel ser altamente reciclável, a utilização de recursos naturais para a produção de novos papéis contribui de forma significativa para o desmatamento em diversas áreas do território brasileiro.  

A utilização de meios digitais, por meio de smartphones, notebooks e tablets, como substitutos ao papel pode ser uma forma simples e prática de evitar o uso desse material. 

Fonte: Pixabay 

Evite o desperdício de água 

Assim como diversos outros recursos, a água é um recurso finito. Embora seja renovada, a água potável tem se tornado cada vez mais escassa, devido à poluição e ao desperdício. 

As fontes de consumo excessivo de água são as mais diversas e variam desde produções em larga escala de roupas e alimentos, até o uso individual de cada casa. 

De acordo com o o departamente de Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos do Conselho Federal de Administração, o CFA-Gesae, o consumo médio per capita de água, no país, é de 154 litros por dia. 

Simples atitudes como reduzir o tempo do banho, escovar os dentes com a torneira fechada, fazer a manutenção dos registros de água (descarga, tanques, pias), são pequenos  atos individuais que, somados com a força de uma população, conseguem fazer a diferença no consumo e na economia de água de uma cidade, estado e país. 

Reduza o uso de plástico 

Segundo o estudo lançado pelo WWF, uma organização não governamental mundial voltada para proteção ambiental, o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. 

O consumo de plástico é muito comum no cotidiano da população, estando presente na embalagem de alimentos, roupas e diversos outros produtos. O descarte incorreto, sem um local ideal para reciclagem, faz com que esse material polua o meio ambiente, principalmente os oceanos, além de ser necessária a utilização de outros recursos, em maioria não renováveis, para a produção de novos plásticos. 

 Edição: Ricardo Rigel