A FeSaúde promove, neste sábado (9), mais um Dia D para vacinação contra a Covid-19 e a Gripe. Os imunizantes serão disponibilizados em 30 unidades do Programa Médico de Família (PMF) de Niterói, das 8h às 17h.

O período entre outono e inverno é uma época mais propícia para as infecções de vias aéreas, comumente causadas pelo vírus da Influenza e, atualmente, pelo Sars-COV-2. “Nesses meses ocorre aumento das síndromes gripais, muitas vezes causadas por vírus, e que popularmente chamamos de gripe. Sendo assim, se torna fundamental a imunização contra a Influenza”, destaca Sabrina Costa, coordenadora de Enfermagem da FeSaúde.

Neste Dia D, a vacina contra a Gripe está disponível para todas as pessoas com idade a partir de seis meses de idade. Já a imunização contra a Covid está seguindo a faixa etária estabelecida pelo município de Niterói: quarta dose ou segunda dose de reforço para pessoas a partir de 40 anos, com intervalo de quatro meses da terceira dose. E terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose.

“A realização do D possibilita a imunização das pessoas que tenham dificuldade em comparecer a uma unidade durante a semana. A vacina contra gripe e Covid-19 são fundamentais, pois evitam casos graves das doenças. Não deixe de comparecer a um dos pontos de vacinação. A aplicação das doses continua de segunda a sexta-feira”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Para receber a dose das vacinas é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para os adolescentes, é necessário a presença do responsável legal. Além disso, é importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.

Niterói segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose para crianças entre 6 e 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.

O horário de funcionamento das unidades neste sábado (9) é das 8h às 17h, mas o o acolhimento será realizado até as 16h. Confira os locais de vacinação:

Policlínicas: Sérgio Arouca (Vital Brazil), Barreto, Itaipu, Carlos Antônio da Silva (São Lourenço), Piratininga e Engenhoca;

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara e Engenhoca;

Médico de Família: Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá I, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Badu e Vital Brazil.