No dia 21 de março, comemoramos o Dia do Orgulho SUS, uma data que celebra o compromisso do Sistema Único de Saúde em promover um atendimento universal e gratuito a todos os cidadãos brasileiros. Nesta ocasião, o Portal da FeSaúde destaca o papel fundamental da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) na gestão do Programa Médico de Família e da Rede de Atenção Psicossocial no município.

A FeSaúde, uma parceira estratégica da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado incessantemente para melhorar e modernizar o acesso ao SUS na cidade. O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente e humanizado, levando em conta as necessidades específicas de cada indivíduo.

O Programa Médico de Família é uma das principais iniciativas coordenadas pela FeSaúde. Esse programa visa fortalecer a atenção primária à saúde, com foco na prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis. Para isso, equipes multidisciplinares composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde atuam diretamente nas comunidades, identificando as necessidades locais e estabelecendo um vínculo com as famílias.

Já a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é responsável por oferecer atendimento integral e especializado às pessoas com transtornos mentais, incluindo aquelas que sofrem com o uso abusivo de álcool e outras drogas. A FeSaúde tem investido na expansão e consolidação desta rede em Niterói, proporcionando uma atenção integral e descentralizada aos usuários.

Para alcançar os resultados esperados, a FeSaúde tem investido na capacitação de profissionais, aprimoramento dos serviços e ampliação das estruturas de atendimento. Além disso, a instituição promove a integração entre as diferentes áreas da saúde, buscando uma abordagem mais eficaz e resolutiva para os problemas enfrentados pela população.

No Dia do Orgulho SUS, é importante ressaltar a dedicação e o comprometimento da FeSaúde em garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos os cidadãos de Niterói. Segudo o diretor-geral da FeSaúde, Pedro Lima, a valorização do SUS e o fortalecimento das políticas públicas de saúde são fundamentais para assegurar a promoção, prevenção e recuperação da saúde da população:

"A FeSaúde continuará trabalhando incansavelmente na gestão do Programa Médico de Família e da Rede de Atenção Psicossocial em Niterói, reafirmando seu compromisso com a saúde de todos e com o fortalecimento do SUS como um sistema público, universal e gratuito".