Neste 21 de março, é celebrado o Dia do Orgulho SUS, uma data para reconhecer e valorizar o compromisso contínuo do Sistema Único de Saúde em fornecer atendimento universal e gratuito a todos os cidadãos brasileiros. Neste contexto, a Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) se destaca na administração do Programa Médico de Família e da Rede de Atenção Psicossocial no município.

A FeSaúde mantém sua parceria estratégica com a Prefeitura de Niterói e a Secretaria Municipal de Saúde, concentrando esforços para aprimorar e modernizar o acesso ao SUS na cidade. Seu objetivo primordial é proporcionar um atendimento mais eficiente e empático, adaptado às necessidades individuais de cada pessoa.

O Programa Médico de Família continua sendo uma das iniciativas centrais coordenadas pela FeSaúde. Este programa visa fortalecer a atenção primária à saúde, concentrando-se na prevenção de doenças e na promoção de estilos de vida saudáveis. Equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde operam diretamente nas comunidades, identificando necessidades locais e estabelecendo vínculos com as famílias.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) desempenha um papel crucial na oferta de atendimento integral e especializado a pessoas com transtornos mentais, incluindo aquelas que lidam com o uso abusivo de álcool e outras substâncias. A FeSaúde tem investido na expansão e consolidação dessa rede em Niterói, visando fornecer atenção abrangente e descentralizada aos usuários.

No Dia do Orgulho SUS, é essencial reconhecer o compromisso e a dedicação da FeSaúde em garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos os cidadãos de Niterói. Segundo o diretor-geral da FeSaúde, Pedro Lima, a valorização do SUS e o fortalecimento das políticas públicas de saúde são cruciais para garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde da população:

"A FeSaúde continuará trabalhando na gestão do Programa Médico de Família e da Rede de Atenção Psicossocial em Niterói, reafirmando seu compromisso com a saúde de todos e com o fortalecimento do SUS como um sistema público, universal e gratuito".

Para alcançar seus objetivos, a FeSaúde tem priorizado a capacitação de profissionais, o aprimoramento dos serviços e a expansão das estruturas de atendimento. Além disso, a instituição promove a integração entre diversas áreas da saúde, visando uma abordagem mais eficaz e resolutiva para os problemas enfrentados pela população.