Em uma cerimônia repleta de emoções e conquistas, foi celebrada na tarde desta sexta-feira (24) a formatura da turma de 2023 do curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde e curso técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias.

O evento, realizado no Auditório da Seop (Secretaria de Ordem Pública), no Barreto, contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre autoridades, preceptores, gestores, além de convidados dos formandos.

A realização dos cursos é uma iniciativa do Ministério da Saúde, através do Programa Saúde com Agente, que surgiu para apoiar os estados e os municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Todo o escopo foi operacionalizado pela Fundação Estatal de Saúde de Niterói, através da Diretoria de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento (DTEC).

Além da oferta dos dois cursos técnicos, foi oferecida também formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país.

O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.