Os empregados públicos da FeSaúde já começaram a se preparar para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que terá início no próximo dia 4 em todo o Brasil. Nesta semana, os profissionais que passaram a atuar no Programa Médico de Família de Niterói (PMF) iniciaram um treinamento específico de alinhamento com as orientações do Ministério da Saúde. 

Cerca de 40 enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam o treinamento dado pelo Programa Municipal de Imunização de Niterói, que faz parte da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig).

A diretora-geral da FeSaúde, Anamaria Schneider, em visita a uma unidade do PMF de Niterói, ao lado da diretora de Atenção à Saúde, Stefânia Soares, e da Gerente de Atenção Primária, Brena Tostes 

Para Stefânia Soares, diretora de Atenção à Saúde da FeSaúde, a equipe técnica da fundação acumula experiência com a imunização da população da cidade, já que gerenciou uma equipe com mais de 100 profissionais, dentro do Drive-thru de testagem e vacinação contra a Covid-19, no campus da UFF, no Gragoatá: 

“A campanha de imunização é uma das ofertas, em atenção primária de saúde, mais tradicionais e efetivas na prevenção da saúde da população. Crianças, jovens, adultos e idosos são beneficiados por essa estratégia”. 

Segundo a gerente de Atenção Primária à Saúde da FeSaúde, Brena Tostes, esse tipo de treinamento com as equipes que atuam na imunização é recorrente no Programa Médico de Família e nos demais municípios brasileiros:

“Sempre antes do início de uma campanha de vacinação, como essa que teremos nos próximos dias, as equipes de saúde passam por um treinamento específico, com as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde”. 

Já a diretora-geral da FeSaúde, Anamaria Schneider agradeceu à Covig pela parceria no treinamento da equipe. 

“Essa união para fortalecer os serviços e a qualidade do atendimento dentro das unidades do PMF de Niterói é muito importante. Ampliar o acesso  da população à imunização,com segurança e eficiência, é o grande objetivo da Prefeitura de Niterói ”, comenta Anamaria Schneider.