A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no sábado (19) mais uma edição do “Dia Delas”, parte das atividades do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e intensificar as ações de prevenção ao câncer de mama. Durante o evento, que contou com a participação de todas as policlínicas, unidades básicas de saúde e módulos do Médico de Família, foram realizados 7.450 procedimentos, sendo 6.888 apenas nas unidades do Médico de Família, geridas pela Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde).
As unidades funcionaram das 8h às 17h, oferecendo exames clínicos da mama, exames preventivos (citopatológicos), além de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C. Também foram distribuídos cerca de 930 absorventes, como parte de uma iniciativa voltada à promoção da saúde feminina de forma ampla.
Avanços na saúde da mulher em Niterói
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destacou a importância da iniciativa e os avanços de Niterói na área de saúde da mulher. “O município oferta exames e testes diariamente nas unidades de saúde. O Dia Delas é mais uma oportunidade para as mulheres buscarem atendimento. Niterói avançou muito nos últimos anos com as ações voltadas à prevenção e tratamento do câncer de mama e colo de útero, garantindo acesso rápido e humanizado aos cuidados necessários”, afirmou a secretária.
Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita
Além das atividades do Outubro Rosa, o sábado também marcou o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, data voltada à conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis. Para celebrar a data, foram intensificadas ações de testagem para sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), integrando os serviços oferecidos durante o “Dia Delas”.