A consulta pública sobre a Política de Atendimento da Prefeitura de Niterói, que está sendo realizada através da plataforma Colab, termina na próxima terça-feira (31). É a primeira vez que uma prefeitura no Brasil tem a iniciativa de envolver a população na regulamentação do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei 13.460/2017).

A consulta pública pode ser acessada pelo link https://consultas.colab.re/atendimentoaocidadao e pelo aplicativo Colab, disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS). A pesquisa é uma realização do Comitê de Atendimento ao Cidadão e da Rede de Atendimento ao Cidadão, criados neste ano pelo prefeito Axel Grael e que contam com a participação de 100 servidores municipais focados em melhorar a qualidade da prestação de serviços em Niterói.

“A Política Municipal de Atendimento ao Cidadão é uma iniciativa que envolve todos os órgãos que ofertam serviços à população e sua criação está sendo baseada em consultas a servidores públicos, a conselheiros municipais, e agora aos cidadãos de Niterói. Estamos buscando a transformação dos serviços da Prefeitura de Niterói, aprimorando a eficiência, a sustentabilidade e a participação social”, destacou a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.

Nesta pesquisa estão questões sobre a avaliação da qualidade do atendimento na Prefeitura, quais canais de atendimento o cidadão já usou para obter um serviço municipal, o que pode ser melhorado nos postos de atendimento presenciais e canais digitais, qual grupo de serviços gostaria de priorizar para ser realizado de forma digital, se já usou algum canal de ouvidoria ou das redes sociais da Prefeitura para fazer reclamações, elogios, denúncias, entre outras.

“Nos últimos anos, diversas ações foram desenvolvidas para facilitar a colaboração entre a gestão pública e os cidadãos. A Prefeitura de Niterói investe na construção de redes sociais robustas, que priorizam o relacionamento com as pessoas de forma simples e ágil. Além disso, o uso das ferramentas de consulta pública via Colab tem contado com cada vez mais adesão. Isto nos ajuda muito a atingir o objetivo de construir políticas públicas que tenham respaldo do cidadão”, disse o coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão do município, Fernando Stern.

Os sete princípios da Política de Atendimento destacam-se entre o foco no cidadão, um governo integrado e digital, transparência, inovação, acessibilidade e inclusão digital, participação social e valorização dos atendentes.

“A Política de Atendimento prevê capacitação para agentes públicos envolvidos no atendimento presencial e digital, além de garantir a participação da cidadã e do cidadão na criação e avaliação de serviços. Estamos inovando, criando novas condutas de atendimento e qualidade nos serviços, em parceria com todos os órgãos municipais, a Escola de Governo e Gestão e o Laboratório de Inovação (LabNit)”, pontuou o diretor de Governo Digital e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Niterói, Enzo Mayer Tessarolo.