A apresentação e desfile do Bloco “Loucos pela Vida” é um dos diversos eventos que ocorrerão no Carnaval de Niterói no ano de 2023.

Iniciativa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Niterói, a ação tem como foco principal promover e efetivar a dimensão sociocultural, um aspecto que impacta de forma importante a saúde mental dos indivíduos, bem como as questões relacionadas à reforma psiquiátrica.

O desfile vai acontecer no dia 14 de fevereiro, com concentração na Praça Araribóia, às 13h30, no Centro de Niterói. De lá, os foliões seguirão em direção à Cantareira.

Viviani Costa, supervisora do Centro de Convivência e Cultura de Niterói (CCCN), conta como ocorreu o surgimento e desenvolvimento do projeto:

“O bloco iniciou sua trajetória no ano de 2003, levando muita música e alegria pelas ruas de Niterói. Contudo, devido à pandemia da Covid-19, foi necessário suspender as atividades do projeto. Com o grande avanço da cobertura vacinal no território brasileiro, foi possível retomar, em agosto de 2022, essa atividade tão importante para os usuários, familiares e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Dentre os temas propostos para o bloco, foi escolhido coletivamente a homenagem à grande Dama do Samba e expoente do cuidado em saúde mental em liberdade, Dona Ivone Lara.

“Os ensaios da bateria, que se iniciaram em setembro de 2022, estão acontecendo neste momento com frequência semanal. Contando como parceiros a GRESS Sabiá, a quadra Aftae e o Espaço de Convivência Zélia Gattai, que auxiliam na liberação de locais para que os ensaios ocorram”, relata Viviani.

A supervisora do CCCN explica ainda que as atividades do bloco não se resumem ao dia do desfile. Segundo ela, a iniciativa conta com oficinas de música, atividades artesanais pensadas na confecção de bastiões e adereços, encontros com os compositores do samba-enredo, dentre outras atividades coletivas que promovem a circulação de pessoas na cidade, o convívio social entre as diferenças, a criatividade e a valorização das habilidades de cada participante.

Viviani Costa explica também que, além da participação da equipe da RAPS, o desfile conta com o apoio dos profissionais e usuários do Programa Médicos de Família (PMF), toda a comunidade da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), bem como a população em geral de Niterói.

“É um evento aberto para e com a cidade. E todos são bem-vindos a se unir a essa grande ação da saúde pública”, conclui.