Com o objetivo de integrar os novos empregados públicos da FeSaúde com os niteroienses, a equipe do Módulo do Programa Médico de Família (PMF) do Jacaré promoveu um aulão de alongamento na manhã desta quinta-feira (26) e contou com a participação da professora Solange Motta.

Uma das organizadoras do evento, a enfermeira obstetra, Sybelle Lima, conta como surgiu a motivação para criar a programação de integração com a comunidade:

“Foi uma ideia que tive, a partir da minha experiência como praticante de Pilates, e que visa propiciar às mães uma vivência relacionada ao esporte e à saúde, aproveitando a passagem comemorativa ao mês das mães”.

Sybelle ainda destaca como a atividade está relacionada com a atenção primária, uma vez que um dos objetivos dessa frente é a promoção de saúde.

O público-alvo da atividade foram as mães usuárias do Programa Médico de Família do módulo do Jacaré, na Região Oceânica. Entre os benefícios da atividade, a enfermeira destaca:

“O alongamento pode ajudar a reduzir a tensão muscular, melhorar a respiração e a circulação sanguínea, além de ser uma atividade relaxante, que pode contribuir para melhorar o humor e o equilíbrio da pessoa”.

O local da aula foi na área da própria sede do Módulo do PMF Jacaré, e foi ministrada, de forma gratuita, pela professora Solange Motta, que tem formação em Pilates, e também é frequentadora do posto.

A inscrição para a atividade foi muito simples: bastava levar uma fruta. Que foram utilizadas para fazer uma deliciosa salada de frutas ao final da aula.

“A salada de fruta foi uma outra estratégia de interação. Cada uma, inclusive nós profissionais, também trouxemos uma fruta diferente para contribuir com o lanche”, destaca Sybelle.

A diretora-geral da FeSaúde, Anamaria Schneider celebra o sucesso da ação e afirma que outras atividades como essa também estão sendo pensadas por equipes de outras unidades:

"Nós ficamos muito felizes em ver os nossos empregados públicos, que estão na rede há dois meses, já colocando em prática os valores da FeSaúde, que estão alinhados aos propósitos do SUS. Nós próximos meses, teremos mais eventos como esse. Está no nosso DNA esse constante movimento de integração".