No Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, celebrado neste 4 de outubro, a Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) destaca a importante contribuição desses profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Através do Programa Médico de Família de Niterói (PMF), os ACSs desempenham um papel vital na Atenção Primária à Saúde (APS) de Niterói.

O Ministério da Saúde reconhece a Saúde da Família como estratégia prioritária na organização da APS no Brasil. Os Agentes Comunitários de Saúde são cruciais nesse contexto, com atribuições que abrangem desde o cadastro e acompanhamento de famílias, até ações educativas e de promoção da saúde. Eles agem como um elo entre a comunidade e as unidades de saúde, facilitando o acesso e a troca de informações.

A ACS, Amanda Salomão, é um exemplo inspirador de dedicação e comprometimento. Moradora do bairro do Cafubá e formada em Direito, Amanda integra a primeira turma de empregados públicos da FeSaúde. Desde março de 2022, ela atua no PMF Cafubá I. A profissional ressalta o profundo desejo de ajudar as pessoas como seu principal motivador para se tornar uma ACS:

“Eu me considero a voz da população dentro da unidade do PMF. Levo informação de saúde para os moradores e também trago informações sobre a saúde deles para a unidade”. A mensagem que deixa é clara: é preciso ter empatia, se colocar no lugar do outro e dar valor às pessoas. “A maior gratificação pelo meu serviço vem do retorno da própria comunidade”, declara Amanda.

Dentro de suas responsabilidades, os ACSs de Niterói mantêm cadastros atualizados, orientam famílias sobre a utilização de serviços de saúde, realizam visitas domiciliares programadas e desenvolvem ações educativas, entre outras atividades. O objetivo é sempre integrar a equipe de saúde com a população, promover a saúde, prevenir doenças e manter-se atualizado sobre situações de risco na comunidade.

Neste Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói reforça a relevância destes profissionais para o fortalecimento da Saúde da Família e da APS no município.